quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Tolerância Zero vai coibir até uso de calçados inadequados na direção

A operação conjunta contra a violência no trânsito, batizada de “Tolerância Zero”, começa na quinta-feira (5) e não perdoará nem as infrações de pequena monta. “Precisamos cumprir todas as regras de trânsito, por mais simples que pareça, o desrespeito resulta em acidentes”, disse o tenente da Polícia Militar, Roberto de França, coordenador da força-tarefa.
As blitze passam a ser diárias e vão fiscalizar desde o uso de calçados inadequados na direção e a utilização de óculos para aqueles que são obrigados, infrações consideradas leves, até o excesso de velocidade, direção após ingestão de álcool e avanço de sinal, infrações que resultam em acidentes graves.A força-tarefa visa diminuir a quantidade de mortes, acidentes e infrações no trânsito da cidade. Outro ponto importante é que a operação não tem data para terminar. “Começamos, vamos trabalhar diário e constante. Partimos do princípio que precisamos de uma união de forças a longo prazo”, disse.
Entre os órgãos e entidades que vão trabalhar diretamente na “Tolerância Zero”, estão a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Transportes e Guarda Municipal, Ministério Público, polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Receita Estadual, Conselho Municipal de Segurança e 13º Ciretran.
O tenente explicou que os pontos de atuação serão definidos com pouca antecedência. As equipes estarão nas ruas agindo em dois turnos diários, com efetivo de 26 homens amparados por todo logística necessária de motos, carros e caminhão guincho. Uma equipe da Rotan garantirá a segurança do efetivo durante as operações.
Mais de 60 mortes
A “tolerância zero” contra os infratores
havia sido anunciada por Walter Guerlles, secretário de transportes, no último dia 19, após um final de semana com três mortes no trânsito maringaense. Uma das vítimas foi uma criança de três anos, que morreu após uma caminhonete cruzar o sinal vermelho e bater em três carros e 10 motos que estavam estacionadas. A mãe da menina, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rita também morreu no dia 21.
Mais de 60 pessoas já morreram em Maringá, em 2010, vítimas de acidentes de trânsito. A quantidade supera o número de mortes em todo ano passado, quando o município teve 58 vítimas.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: