quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Em Maringá, Lula assina ordem de serviço para rebaixamento da linha férrea



O presidente Luis Inácio Lula da Silva estará nesta quinta-feira (23) em Maringá, onde vai participar de visitas em obras e de um almoço com o candidato ao governo estadual Osmar Dias (PDT). Entre os compromissos de Lula está a assinatura da ordem de serviço para o complemento das obras de rebaixamento da linha férrea, entre as avenidas 19 de Dezembro e Arlindo Planas.
De acordo com a agenda divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto e da prefeitura de Maringá, a comitiva presidencial deveria chegar ao Aeroporto Silvio Name Júnior entre as 9 horas e 9h30, onde será recepcionada pelo prefeito Silvio Barros. Junto com Lula, devem estar os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; do Esporte, Orlando Silva; do Planejamento, Paulo Bernardo e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O grupo fará um sobrevoo para conhecer as obras do Contorno Norte, construído pelo DNIT. Logo em seguida, o presidente e os ministros visitam um dos trechos da obra de rebaixamento em andamento e da Via Expressa. No local, o presidente Lula se reúne com operários que trabalham na obra.
A comitiva segue depois para a Vila Olímpica, onde o presidente e os ministros visitam o Ginásio de Esportes Chico Neto, que está em obras. A comitiva vai percorrer parte do complexo esportivo até o Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, onde será realizada a solenidade de assinatura da ordem de serviço da obra de rebaixamento da linha férrea.
Conclusão do rebaixamento deverá custar quase R$ 50 milhões Considerada a maior obra de infraestrutura ferroviária urbana em andamento na região Sul do Brasil, a obra de rebaixamento da linha férrea entre a Avenida 19 de dezembro e a rua Arlindo Planas faz parte do PAC e prevê a aplicação de R$ 48,8 milhões para um túnel de 600 metros e obras complementares.
Para o presidente da Urbamar, Fernando Camargo, a implantação do túnel, é a melhor alternativa para o trecho diante do desnível dos trilhos. “Hoje os trilhos passam a oito metros e meio do nível dos imóveis, e seria necessário escavar mais sete metros e meio para rebaixar a ferrovia a céu aberto”, explicou.
Com a criação do túnel, Camargo explica que será possível agilizar a obra com menos interferência no tráfego de veículos na avenida 19 de Dezembro, principal ligação do centro com os bairros da região do Jardim Mandacaru. Além disso, a obra vai permitir uma urbanização de toda a área no futuro. Os trabalhos devem ser executados no prazo de 12 meses, gerando mais 300 empregos diretos. Com o aditivo, o valor global da obra passa de R$ 63.6 milhões para R$ 112.4 milhões. No total as obras de rebaixamento dos trilhos e a Via Expressa somam 7.360 metros do trecho urbano da ferrovia. 
Gazeta do Povo

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