quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rinite alérgica ataca na primavera

Os primeiros dias da primavera interferem diretamente na vida das pessoas com predisposição à rinite alérgica. Por causa da grande quantidade de pólen dissipada no ar em virtude da florescência das árvores, o sistema imunológico dessas pessoas se torna mais suscetível às crises da doença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nessa época do ano, semanalmente são prestados 12 mil atendimentos, que envolvem, além dessas alergias, infecções e doenças crônicas no aparelho respiratório.
De acordo com Cínara Roberta Sorice, presidente estadual da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), a alergia ao pólen gera coceira, coriza, irritação nos olhos além de pigarros e dor no ouvido. “Em casos mais extremos a alergia ao pólen pode causar também falta de ar, asma e chiado no peito”, diz. 
Segundo Sorice, esse tipo de alergia pode atingir as pessoas por meio do tempo de exposição ao pólen ou pela própria genética. “Normalmente jovens e adultos sofrem com essa alergia por conta do tempo de exposição ao longo da vida. Já a pessoa com predisposição genética tem 40% de chances de sofrer de rinite alérgica caso o pai ou a mãe também sofram”, diz Sorice. Essa porcentagem pode subir para 80% quando o pai e a mãe da vítima já sofrem com a alergia.
Segundo Marion Burguer, médica do centro de epidemiologia da SMS, as pessoas que sofrem com a rinite alérgica têm apenas dois caminhos para evitar a alergia. “Os alérgicos ao pólen devem evitar ficar expostos àquilo que lhes causam alergia. Como isso é meio difícil, orientamos a utilização de medicamentos”, diz.Os remédios envolvem antialérgicos, spray nasal e até mesmo vacinas. Além dos medicamentos, Sorice passa alguns comportamentos que podem ajudar os alérgicos no cotidiano.
“Dias de chuva são bons para os alérgicos, assim como sair mais no final do dia, período em que a incidência de pólen no ar é menor”, conta. Outra dica é manter a casa fechada em dias mais secos, assim como utilizar óculos durante o dia manter as janelas do carro fechadas ou ar condicionado ligado, pois esse equipamento filtra as partículas de pólen.
(Paraná Online)

Nenhum comentário: