terça-feira, 28 de setembro de 2010

Paraná não terá “lei seca” nestas eleições

Nestas eleições, o Paraná não terá a chamada ‘lei seca’, que proíbe a venda de bebida alcoólica na véspera e durante o processo eleitoral. O comunicado feito pela Secretaria de Segurança Pública foi entregue na tarde desta terça-feira, ao Tribunal Regional Eleitoral. A decisão é do secretário Aramis Linhares Serpa, que entendeu que essa medida não é mais necessária no Paraná. A resolução segue exemplo de outros estados que também acabaram com a “lei seca”, como Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A proibição era para evitar a prática de atos que promovam desordem e prejudiquem os trabalhos eleitorais. Mas de acordo com a diretora da Secretaria Judiciária do TRE, Ana Flora, a medida pode prejudicar o andamento das eleições, principalmente o trabalho dos mesários.

O fim da “lei seca” era uma reivindicação antiga da Associação de Bares e Restaurantes do Paraná. Segundo o presidente da ABRABAR, Fábio Aguayo, a medida não vai prejudicar as eleições, já que a população esta mais consciente. Ele explica que a lei causava muitos prejuízos para o setor.
Fábio Aguayo afirma que a categoria deve encerrar os trabalhos até as cinco horas da manhã de domingo, para evitar problemas durante o processo eleitoral.
O Secretário estadual de Segurança Publica, Aramis Linhares Serpa, está em viagem, e segundo a assessora de imprensa, não pode dar entrevista. O Comando da Polícia Militar também foi procurado, mas não vai se pronunciar sobre o assunto. A PM informou que quem responde pela decisão é somente a secretaria.

Nenhum comentário: