terça-feira, 28 de setembro de 2010

CATAPORA !


Catapora
É uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zoster.  A Catapora (ou Varicela) é altamente contagiosa e geralmente benigna era uma das doenças mais comuns da infância antes do advento da vacina.
Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida, porém ele permanece no organismo e, futuramente, provocar uma doença conhecida como Herpes-Zoster, também conhecida por cobreiro.

Sintomas da Catapora
Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. De 24 a 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido que posteriormente formarão crostas, e que provocarão muita coceira.

Contágio A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.
O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

Tratamento
O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias o que complica o quadro. Não coçar as feridas evita a infecção e as cicatrizes.
Adultos ou pessoas debilitadas que se contaminem com o vírus da catapora requerem cuidados especiais.

Vacinação contra Catapora 
É recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Recomendações
* vacine seu filho/a contra a catapora no primeiro ano de vida. Embora geralmente seja uma doença benigna, provoca sintomas desagradáveis;
* procure evitar contato direto com pessoas doentes;
* não deixe a criança coçar as lesões a fim de evitar infecções por bactérias. Não é tarefa fácil porque a coceira é intensa;
* não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem;
* mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre;
* faça-o ingerir alimentos leves e muito líquido.

Nenhum comentário: