quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Europa descobre plano da Al Qaeda para atacar Reino Unido, Alemanha e França

Agências de inteligência afirmam ter detectado um suposto plano da rede terrorista Al Qaeda para realizar ataques contra cidades no Reino Unido, na Alemanha e na França.

De acordo com a rede de TV britânica BBC, os extremistas planejam sequestrar cidadãos ocidentais e assassiná-los, em ataques semelhantes aos que aconteceram em dois hotéis na cidade indiana de Mumbai.
O suposto complô está em fase inicial, e não estão previstas prisões iminentes de suspeitos ou elevação do alerta terrorista no Reino Unido, que já está no nível grave, o que significa que um ataque terrorista é "muito provável".
As agências de inteligência europeias e americanas investigam, segundo a emissora, um dos planos terroristas mais sérios dos últimos anos. O suposto complô seria arquitetado pelos dirigentes da Al Qaeda nas áreas ocultas em zonas tribais do Paquistão e se basearia na utilização de pequenas equipes de terroristas fortemente armados.
As agências ocidentais acreditam que o plano deixou de ser uma simples ideia e chegou à fase de preparação, e embora não se saiba exatamente em quais locais os terroristas atacariam, acredita-se que as ações ocorreriam edifícios muito conhecidos.
O jornal britânico The Times afirma nesta quarta-feira (29) que já tinha informações sobre o plano terrorista há algum tempo, mas decidiu não publicar nenhuma informação para não dificultar os trabalhos dos serviços de segurança ocidentais.
EUA atacam para tentar conter ameaça
Segundo o americano The Wall Street Journal, a CIA (agência americana de inteligência) aumentou seus ataques com mísseis contra alvos de insurgentes do Taleban no Paquistão para tentar conter esses supostos ataques da Al Qaeda.
Funcionários americanos disseram ao The New York Times que, só neste mês, foram realizados 20 ataques com mísseis disparados por aviões não tripulados Predator, mais que o dobro da média mensal.
A França também manteve nível máximo de alerta nos últimos dias, depois que seus serviços de segurança receberam informações sobre terroristas islâmicos que preparavam um ataque iminente em seu território.
Os alertas começaram depois que um grupo dirigido pela Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI) sequestrou cinco cidadãos franceses nas minas de urânio de Arlit, no Níger, há duas semanas.

Nesta terça-feira (28), a torre Eiffel, um dos cartões postais mais famosos de Paris, voltou a ser esvaziada, após o segundo alerta de bomba em apenas uma semana. No dia anterior, uma estação de trem também tinha sido isolada em virtude da ameaça terrorista.
A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, advertiu na semana passada de que o Ocidente enfrenta "um aumento da atividade" de grupos terroristas filiados à Al Qaeda que poderiam realizar ataques com "armas pequenas".

Nenhum comentário: