quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vazamento em fábrica atinge rio que abastece Maringá

A Sanepar esclarece que a água fornecida para Maringá não foi poluída, já que o ponto onde ocorreu o vazamento fica depois do local onde é feita a captação de água para o abastecimento
O rompimento de uma tubulação em uma fábrica de gelatina provocou o vazamento de um resíduo no Rio Pirapó, que abastece a cidade de Maringá. O incidente ocorreu nesta terça-feira (28) em Iguaraçu (a 30 quilômetros de Maringá). A reportagem da RPC TV Cultura flagrou as imagens do líquido escuro e de cheiro forte escorrendo pela rodovia e alcançando o rio.

Durante boa parte da tarde, funcionários da empresa tentaram conter o vazamento. Um caminhão que faz coleta de esgoto foi utilizado para recolher parte do material.
A empresa Gelita do Brasil, responsável pelo vazamento, explicou que parte da limpeza no local foi feita nesta terça (28) e que funcionários vão continuar trabalhando para minimizar o impacto ambiental. A assessoria da empresa informou ainda que o resíduo não é tóxico.

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já estiveram no local e recolheram o material para análise. Segundo o órgão, as ações serão definidas após a conclusão do parecer técnico.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) esclarece que a água fornecida para Maringá não foi poluída, já que o ponto onde ocorreu o vazamento fica depois do local onde é feita a captação de água para abastecer a cidade.
Mais um incidente ambiental
Este é o segundo incidente do gênero ocorrido este mês na região de Maringá. No início de setembro, uma empresa foi flagrada lançando efluentes de forma criminosa no Córrego Cleópatra, em Maringá. A suspeita inicial é de que o efluente veio de alguma lavanderia industrial.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: