segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Furo de sinal e uso de celular lideram infrações de trânsito em Maringá

A Prefeitura espera aproveitar a Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta segunda e se estende até o próximo sábado, para conscientizar os motoristas e reduzir o número de infrações. Furo de sinal rendeu 16 mil multas neste anoFurar sinal, falar ao telefone celular ao volante e o não usar o cinto de segurança são as infrações de trânsito mais cometidas nas ruas e avenidas de Maringá. A Prefeitura espera aproveitar a Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta segunda-feira (20) e se estende até o próximo sábado (25), para conscientizar os motoristas e reduzir o número de infrações.

De acordo com o comandante do pelotão de trânsito da Polícia Militar, tenente Roberto de França, as três infrações já somaram mais de 22,5 autuações somente entre janeiro e julho deste ano. Para ele, o número é preocupante.
Ao todo, o avanço de sinal lidera o ranking, com 16.198 autuações nos sete primeiros meses deste ano. Na sequência, falar no celular ao volante aparece com 5.674 registros e o não uso de cinto de segurança, principalmente nos bancos traseiros, com 835.

“O esquecimento do cinto fez com que a discussão em torno do acessório integrasse o tema da Semana Nacional de Trânsito: ‘Cinto de Segurança e Cadeirinha’”, explica França.
O uso do cinto é obrigatório desde 1998, quando entrou em vigor o Código Nacional de Trânsito mais recente. Segundo o tenente, o motorista e o passageiro do banco dianteiro costumam utilizar o acessório, mas o mesmo não se observa entre as pessoas que vão no banco traseiro. “Em um acidente, uma pessoa sem o cinto na parte de trás se torna em uma arma dentro do carro”, alerta.

Nenhum comentário: