sexta-feira, 17 de setembro de 2010

IBGE notifica 50 por não responderem ao Censo

Em 48 dias de coleta de dados para o Censo Demográfico 2010 em Maringá, o IBGE aplicou 50 notificações para moradores que por algum motivo se recusaram a responder ao questionário. A Zona 7 e o Jardim Alvorada são os bairros em que os recenseadores têm maior dificuldade para fazer a coleta de dados.

A notificação é um pré-aviso ao morador de que, se ele não responder às perguntas do Censo, pode ser multado. A multa é pesada e chega a 10 salários mínimos, mas até agora nenhum morador foi punido.
A recenseadora Juliana Rita de Oliveira diz que já notificou sete domicílios. Ela conta que quando encontra a residência vazia, deixa um recado na caixa de correio, avisando que o IBGE passou por lá, e que o morador precisa entrar em contato para responder ao questionário.

"A pessoa deve nos ligar, informar o melhor horário e local para que possamos ir até ela. Tem gente que não retorna, aí temos que passar várias vezes na residência até encontrarmos o morador".
A coordenadora de Subárea do Censo de Maringá, Sônia Maria Calixto Gomes, diz que a população tem o dever de receber o recenseador e responder ao questionário.
"Assim como está na lei a obrigatoriedade de prestar informações ao IBGE é norma que o instituto mantenha sigilo das informações", explica. "As pessoas podem ficar tranquilas e responder sem medo porque os dados não serão divulgados."
Sônia acredita que a principal causa da recusa em atender os recenseadores é a desinformação. "As pessoas devem dar as informações porque são elas que vão ajudar a melhorar o lugar onde vivem." Até agora, 82% dos maringaenses já foram recenseados pelo IBGE.
Os 18% restantes devem ser entrevistados até o dia 15 de outubro ¿ dia 31 é a data limite para a compilação e envio dos dados. Em 19 municípios do Estado, a coleta das informações já terminou.
O Diario

Nenhum comentário: