sábado, 4 de setembro de 2010

Nasa diz que situação de mineiros presos no Chile é inédita

A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) entregou nesta sexta-feira (3) seu relatório com recomendações sobre como manter vivos e saudáveis os 33 operários presos desde o dia 5 de agosto a 700 m de profundidade em uma mina que desabou no norte do Chile. De acordo com os especialistas, a situação dos trabalhadores é inédita na história.

Entenda como será o resgate

Michael Duncan - líder do time americano e médico do Centro Espacial Johnson, em Houston, no Estado do Texas - disse que nunca viu um caso semelhante.

- Este é um caso sem precedentes, pela profundidade em que estão e pelo tempo de sobrevivência.

Para o especialista, a equipe chilena está, de certo modo, abrindo caminho e "escrevendo um livro" sobre esse tipo de resgate. Segundo as autoridades, a construção do túnel que deverá libertar os mineiros pode durar até dezembro.

- Fizemos um grande número de comparações com o ambiente que os astronautas enfrentam, incluindo a questão da vitamina D, já que ambos não recebem luz solar, e recomendamos a ingestão adequada de suplemento de vitamina D.

A equipe da Nasa, que foi chamada ao Chile por sua grande experiência com seres humanos confinados em espaços pequenos durante longos períodos, também recomendou a "melhoria das condições de iluminação para que exista um ambiente de dia e noite no interior da mina, com rotina de trabalho, organização e lazer".

Além de aconselhar que os mineiros realizem exercícios para manter a forma física, os especialistas americanos opinaram sobre o desenho da cápsula de resgate que será utilizada para "puxar" os mineiros para cima após a conclusão do túnel.

- Como isso não tem precedentes, não há um veículo disponível e precisamos criar algo adaptado às circunstâncias, com limitação de tamanho devido ao diâmetro da chaminé de resgate (70 cm)

A cápsula de resgate já está sendo criada nos estaleiros da Marinha do Chile e, segundo um oficial, "deve contar com oxigênio, comunicações, luz, câmera de vídeo e um dispositivo de fuga", caso o equipamento fique bloqueado, permitindo que o mineiro volte ao fundo da mina.

O viagem da cápsula com cada mineiro deverá durar cerca de uma hora, por 700 m da chaminé aberta na mina San José, no meio do deserto de Atacama, 800 km ao norte de Santiago.
R7

Nenhum comentário: