terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bancários fazem assembleia amanhã e podem voltar ao trabalho

O Sindicato dos Bancários de Maringá convocou uma assembleia geral para as 10h desta quarta-feira (13), com funcionários dos bancos públicos e privados que estão em greve. A intenção é avaliar e deliberar sobre a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que sugeriu um aumento de 7,5% nos salários. Caso haja aprovação, os bancários devem voltar a trabalhar no mesmo dia.

A assembleia deve acontecer na praça Napoleão Moreira da Silva, localizada na esquina das avenidas Brasil com a Duque de Caxias, em frente à agência central do Banco do Brasil, em Maringá.

Segundo o presidente do sindicato, Claudecir de Oliveira Souza, a proposta da Fenaban deve ser aceita. "Acredito que seja aprovada, pois existe uma dificuldade muito grande de negociação com a federação. Fomos até onde conseguimos. Acho que o aumento é pequeno, frente ao que os bancos lucram, mas fizemos o máximo que conseguimos", ressalta.

De acordo com Souza, caso a proposta seja aprovada, os bancários devem retornar ao trabalho já nesta quarta-feira. Assembleias acontecerão em todo o País nos períodos da manhã e à tarde.

Atualmente, somente as agências do Bradesco estão atendendo normalmente. Os bancários entraram em greve no dia 29 de setembro pedindo um aumento de 11% no salário, além de maior participação nos lucros das empresas, entre outros pontos.

Todas as propostas feitas pela Fenaban na segunda-feira (11) serão discutidas na assembleia desta quarta-feira. A entidade ofereceu aos grevistas a proposta de reajuste de 7,5%, com aumento real de 3,08%, para os que ganham até R$ 5.250. Para os bancários com salário maior do que isso, a proposta prevê uma parcela fixa de R$ 393,75 ou correção de 4,29% de acordo com a inflação.

Rubia Pimenta

Nenhum comentário: