terça-feira, 26 de outubro de 2010

Com mais de cem mortos, Indonésia vive dia de tragédia com vulcão, terremoto e tsunami

Erupção matou um bebê e onda gigante varreu várias ilhas do arquipélago asiático
A Indonésia vive nesta terça-feira (26) um dia de desastres naturais, com um tsunami, enchentes e a erupção de um vulcão em diferentes partes do arquipélago.

Tem parentes ou está na Indonésia? Envie o seu relato
Um bebê é a primeira vítima do vulcão Merapi, na ilha de Java, que já deixou outras 13 pessoas feridas. A erupção ocorreu no mesmo dia em que o país foi atingido por outras duas tragédias: um terremoto de 7,5  graus de intensidade e um tsunami, que atingiram a ilhas próximas a Sumatra. Mais de cem morreram após a onda gigante. Até o momento, não há registro de brasileiros na região, segundo o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores).
A morte do bebê de três meses, em decorrência de um grave problema respiratório causado pela inalação de cinzas do vulcão, foi confirmada por fontes do hospital Panti Nugroho, de Yogyakarta, que fica distante da região atingida pelo terremoto.
Segundo o centro médico, nove pessoas de idade avançada deram entrada por problemas respiratórios e outras quatro por queimaduras. Nesta segunda-feira (25), as autoridades começaram a transferir 40 mil pessoas das áreas de risco.
O vulcão, que fica a 26 km da cidade de Yogyakarta, é o que apresenta maior movimento dos 69 vulcões em atividade na Indonésia. A última erupção aconteceu em junho de 2006.
País também é atingido por terremoto
No mesmo dia em que o vulcão Merapi entrou em erupção na ilha de Java, a vizinha ilha de Sumatra foi sacudida por um forte terremoto de 7,7 graus de intensidade, que provocou um tsunami, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Pelo menos 108 pessoas morreram e mais de 500 são consideradas desaparecidas após a chegada das ondas gigantes. As informações são do parlamentar Hendri Dori Satoko, do arquipélago Mentawai, o mais afetado pela catástrofe. Fontes do Ministério da Saúde local já estimaram os mortos em 113 pessoas
.

Nenhum comentário: