terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Setran adota "traffic calming" na Avenida Guedner em Maringá

Até sexta-feira (21), a Secretaria de Trânsito (Setran) de Maringá deve concluir as obras no modelo "traffic calming" na Avenida Guedner, entre a Rua Monteiro Lobato e o Cesumar. Introduzido em alguns países europeus e na Austrália, o modelo já faz parte do cenário de algumas cidades brasileiras, como Curitiba e Belo Horizonte, e tem como objetivo diminuir a velocidade dos carros.
Segundo o secretário Walter Guerlles, no trecho de aproximadamente 1,8km, será construída uma faixa de pedestre elevada, tachões nos divisores de pistas, sinalizadores específicos para fazer conversões para a entrada de condomínios e placas de sinalizações.
"A Avenida Guedner é a primeira a receber as orientações do 'traffic calming' pois reúne as condições necessários para isso. Ela tem pista extensa, de mão dupla, e os carros que passam pelo local geralmente estão em alta velocidade. Além disso, possui seis condomínios residenciais e escolas nesta área", ressalta Guerlles.
Conforme o secretário, alguns pontos da cidade já receberam a faixa de pedestre elevada. "Fizemos uma simulação, para verificar a eficácia do sistema. Comprovamos que deu resultado, por isso resolvemos implantar o modelo completo na Avenida Guedner", diz.
Segundo o secretário, não há previsão de que outras avenidas de Maringá recebam o "traffic calming".
Traffic Calming
Utilizado desde 1970 em países europeus, o termo "traffic calming", que significa "trânsito calmo", é definido como uma série de medidas de engenharia de trânsito utilizado para reduzir a velocidade dos veículos em áreas residenciais.
Ela propõe o incentivo ao tráfego de pedestres, ciclismo e transporte público. Ao reduzir a velocidade dos veículos, ameniza-se, também, o impacto ambiental causado por eles.Rubia Pimenta

Um comentário:

Anônimo disse...

este blog não e mais o mesmo ?
falta muita coisa para completar