terça-feira, 28 de junho de 2011

Homens-bomba atacam hotel em Cabul; Taleban assume ação

Ao menos cinco homens-bomba atacaram um hotel de luxo em Cabul nesta terça-feira, informou a polícia local. O Taleban reivindicou a ação, ocorrida no Kabul Intercontinental Hotel.
Há relatos sobre ao menos dez mortos, mas o número de vítimas não foi confirmado de imediato.
"O hotel ainda está sendo vasculhado", disse Mohammad Zahir, chefe da polícia de Cabul, à agência Reuters. Segundo ele, ao menos três policiais ficaram feridos.
O porta-voz do Taleban, Zabihulá Miyahid, afirmou que o grupo foi responsável pelo ataque, e que a ação teve como alvo estrangeiros no hotel.
Uma testemunha, Sayed Hussain, disse à France Presse que estava no interior do estabelecimento quando o ataque começou. "Vi cinco ou seis homens à paisana e armados com rifles e começaram a disparar ao entrar", afirmou, perto do local do ataque. "Eu me joguei no chão e pouco depois a polícia chegou", acrescentou.
Segundo Hussain, houve um tiroteio entre a polícia e os homens armados que durou entre 10 e 15 minutos, após o qual foi ouvida uma forte explosão.
Um hóspede do hotel identificado apenas como Jawid disse à Associated Press que o ataque ocorreu enquanto várias pessoas jantavam no restaurante do hotel. Ele diz ter ouvidos tiros em vários pontos do edifício.
Inaugurado em 1969 e localizado em uma colina com vista para a cidade, o Intercontinental é um dos hotéis mais conhecidos e prestigiados de Cabul.
TIROS
Um jornalista da AFP que estava próximo ao local também afirmou ter ouvido ao menos uma explosão e intensos tiroteios.
Ele afirmou que o hotel estava às escuras após um aparente corte da energia elétrica na região.
Um forte dispositivo policial foi mobilizado no local do ataque, que foi fechado ao tráfego, acrescentou o jornalista. Reforços policiais continuavam chegando ao local, disse.
O Intercontinental é um dos hotéis mais conhecidos e prestigiados de Cabul. Foi inaugurado em 1969 e encontra-se em uma colina acima da cidade.
SAÍDA DE TROPAS
O ataque ocorre semanas antes da data na qual as tropas estrangeiras pretendem sair do Afeganistão, embora a segurança da capital já esteja sob controle das forças armadas afegãs.
Cerca de 10 mil soldados americanos partirão do Afeganistão neste ano, anunciou o presidente Barack Obama na semana passada. O fim das operações de combate das forças estrangeiras está previsto para o fim de 2014.Folha.Com

Nenhum comentário: