quarta-feira, 29 de junho de 2011

IAP libera licença para contorno viário da UEM

A Prefeitura de Maringá obteve, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a licença prévia para as obras do contorno viário da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A informação é do coordenador do Grupo Executivo do Programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Maringá, Diniz Afonso.
Segundo ele, a licença prévia é suficiente para dar início ao processo licitatório. "Esta licença já foi remetida aos técnicos do BID, em Brasília, e agora, estamos aguardando o sinal verde do banco para podermos publicar o edital de licitação para as obras."
Questionado sobre os prazos para começar efetivamente a implementação do projeto, Afonso avaliou que até a prefeitura ter uma resposta do BID e conseguir realizar o procedimento licitatório da obra ainda vão ser necessários ao menos dois meses.
O pedido de licenciamento prévio foi apresentado pela prefeitura em meados de abril deste ano. Para fazer o contorno, é prevista a abertura e ampliação de 2 quilômetros de pistas que ligarão a Rua Lauro Werneck à Avenida Doutor Alexandre Rasgulaeff. As primeiras simulações, feitas há 2 anos, estimavam que o trajeto pelo contorno duraria cerca de 15 minutos.
No projeto, é prevista a duplicação da Rua Professor Lauro Eduardo Werneck, em seus 400 metros de extensão, o prolongamento das ruas Professor Itamar Orlando Soares e Cristal, em 530 metros e 749 metros, respectivamente, além da execução de uma avenida projetada, com 550 metros, ligando as avenidas Pioneiro Alício Arantes Campolina e Doutor Alexandre Rasgulaeff.
As obras do contorno constam do projeto original para as melhorias do trânsito, o Programa de Mobilidade Urbana de Maringá. O documento foi elaborado em 2006 e encaminhado pela prefeitura ao BID no mesmo ano. A aprovação do empréstimo de US$ 13 milhões saiu no ano passado. (colaborou Fábio Linjardi)

Investimento
R$ 5 milhões é o custo previsto para a obra  do contorno na Universidade Estadual de Maringá.Murilo Gatti

Nenhum comentário: