terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Liberação de seguro-desemprego cai 30%

Caiu em cerca de 30% a habilitação de seguro-desemprego para trabalhadores de Maringá e cidades da região desde o final de agosto, quando foram modificadas as regras para a autorização do benefício. Desde agosto, todas as Agências do Trabalhador do Paraná utilizam o Sistema Mais Emprego, que prioriza a recolocação no mercado de trabalho antes da habilitação do seguro-desemprego. No ato do requerimento do benefício o trabalhador recebe opções de trabalho com condições iguais ou superiores ao posto que ocupava. Quem recusar até três oportunidades de trabalho terá o pagamento do seguro bloqueado.

Na Agência do Trabalhador de Maringá, os atendimentos para seguro-desemprego, que incluem não apenas habilitação para o recebimento do benefício, caíram até mais. "Antes, distribuíamos de 100 a 110 senhas para seguro-desemprego por dia. Na última sexta-feira, foram apenas 49", afirma o gerente da agência, Maurílio Mangolin. O dado precisa ser analisado no contexto geral, pois o movimento como um todo cai no final do ano. "A procura geral por emprego, que é de 500 a 600 pessoas por dia, cai para uma faixa de 300 a 400 nesta época", analisa Mangolin.

O gerente da Agência do Trabalhador de Mandaguaçu, Murilo de Almeida Marassi, afirma que houve pessoas tentando escapar do novo sistema ao dar entrada em municípios menores. "Estamos absorvendo alguns atendimentos de gente de Maringá. Mas não adianta tentar fugir: as normas são as mesmas para todo mundo, aqui ou lá", destaca Marassi.


Mesmo recebendo trabalhadores de outros municípios, as habilitações de seguro-desemprego em Mandaguaçu caíram de 200 por mês, antes da mudança, para 125 operações mensais.


Em Sarandi, que tinha a elevada taxa de 80 autorizações de seguro-desemprego por dia, agora faz cerca de 30 habilitações diárias. A gerente da Agência do Trabalhador, Joyce Bifon Marques, afirma que a população já compreende a mudança nas regras. "No começo houve receio, mas aos poucos os trabalhadores perceberam que isso é uma oportunidade de conseguir melhores condições de trabalho", afirma.

Os trabalhadores de Mandaguari não aceitaram tão bem as mudanças. "Tem gente que xinga, acha ruim e reclama com a gente. Mas querendo ou não, eles terão que se adaptar", diz Carol Souza, da Agência do Trabalhador. A redução nas emissões de seguro-desemprego caiu 30% em média. "Atualmente fazemos cerca de 20 por dia", informa.Vinícius de carvalho

Nenhum comentário: