quarta-feira, 13 de março de 2013

NOVO PAPA


jorge mario bergoglio - novo papa - fransiscus - 13mar2013
Habemus Papam. O Vaticano elegeu o novo papa nesta quarta-feira (13). A fumaça branca na Capela Sistina indica que os cardeais reunidos no conclave chegaram a uma definição a respeito do líder da Igreja Católica. Por volta das 15h (horário de Brasília, soaram os sinos do campanário, mas o nome do papa ainda não havia sido divulgado.
Com a fumaça e os sinos, a Igreja anuncia que o escolhido já aceitou a condição de papa, e deve ser anunciado publicamente em instantes.
Novo papa é o argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, ex-arcebispo de Buenos Aires /// Ele adota ‘Francisco I’ como nome de papa ///  Saiba mais sobre o novo papa AQUI
O eleito será o primeiro papa a assumir o pontificado com o antecessor vivo, em 600 anos. A fumaça branca, indicando a escolha do papa, foi vista por volta das 19h em Roma (15h em Brasília), na Praça São Pedro. A sinalização foi recebida com entusiasmo por fiéis, turistas, curiosos e religiosos que lotam a praça e agora aguardam o anúncio do nome do novo pontífice. 
A eleição foi cercada por expectativas e adaptações, pois, tradicionalmente, o sucessor só é escolhido depois da morte do papa. O escolhido deve celebrar amanhã (14) a primeira missa como papa eleito. A expectativa é que a primeira missa seja formal e simples, com o celebrante vestido de branco, sem os paramentos (trajes) e o anel do pescador – símbolo do sucessor de São Pedro, patrono da Igreja, que é usado no dedo anular direito. Essa cerimônia é considerada um momento marcante, pois, nela, o papa indica como será seu pontificado. 
Quando Bento XVI assumiu em 2005, mencionou as linhas que guiaram seu pontificado. Na época, Bento XVI disse que seu esforço no pontificado seria em favor da unidade da Igreja Católica Apostólica Romana e da promoção dos contatos e entendimentos com os representantes das diferentes comunidades eclesiásticas. 
Nos próximos dias, então, será realizada a cerimônia chamada de coroação. Na solenidade, o papa receberá as vestes e o sapato vermelho, além do anel de pescador. O cajado poderá ser entregue antes. Essa solenidade costuma reunir apenas os cardeais e alguns religiosos – padres e freis – que atuam como assistentes.Blog joaquim

Nenhum comentário: