segunda-feira, 18 de março de 2013

Recadastramento biométrico começa nesta segunda-feira em Maringá e região


Iniciou-se nesta segunda-feira (18) o período para agendamento do cadastro das impressões digitais de 311.228 mil eleitores de Maringá e de outras quatro comarcas da região que pertencem à mesma jurisdição: Paiçandu, Floresta, Doutor Camargo e Ivatuba.
Segundo o Fórum Eleitoral de Maringá, devem ser gastos R$ 6,30 por eleitor, totalizando R$ 1,96 milhão. A maioria - 257.481 mil eleitores - é de Maringá. Para o cadastramento, a Justiça Eleitoral considera os títulos de eleitores aptos e os cancelados (15.114).
O procedimento é obrigatório para eleitores de 300 municípios de 14 Estados e do Distrito Federal. No próximo pleito, estas cidades vão usar uma nova geração de urnas eletrônicas, que exigem identificação digital. Quem não se cadastrar terá os títulos cancelados.
Wilson Dias/Abr
Urna com sistema biométrico para identificação de eleitor; sistema mais seguro contra fraudes
Em Maringá, o cadastramento começará no dia 3 de abril e vai até 4 de outubro, mas pode haver alteração na data inicial, passando para 3 ou 4 de abril. "Queremos atingir 80% do eleitorado. Sabemos que cerca de 15% do total de eleitores já não estão mais em Maringá", diz o analista judiciário do Fórum, Julian Oscar Rodrigues do Nascimento.
O link para agendamento em Maringá e região já está no ar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). "Mas se o eleitor deixar para fazer o agendamento na última hora, terá dificuldades, como o site congestionado e falta de horários de agenda", avisa Nascimento.Para o cadastramento biométrico, serão registradas as dez digitais e será feita uma foto de cada eleitor. Esses dados ficarão no sistema nacional de informações da Justiça Eleitoral. O eleitor cadastrado receberá um novo título, sem foto e com o mesmo número do documento anterior.O Diario

Nenhum comentário: