sábado, 16 de março de 2013

Portas e janelas devem ser abertas quando o fumacê passar em bairros de Maringá, diz Saúde

Quando houver a passagem do fumacê, é preciso abrir as casas para garantir maior eficácia do produto no combate ao mosquito da dengue. A orientação é da secretaria de Saúde de Maringá.

"Abrindo as portas e janelas o fumacê vai pegar o mosquito que está dentro da residência", explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi. O sinal de que o fumacê vai passar é o barulho característico que o veículo produz.
Segundo Nardi, o produto utilizado não é tóxico para o ser humano, apenas para insetos e pequenos animais domésticos. Por isso é aconselhável as pessoas que tenham pássaros ou outros animais de pequeno porte providenciem alguma proteção.

Arquivo/SECOM
Produto precisa entrar nas casas para combater os mosquitos adultos

O trabalho será realizado nas áreas de Maringá onde se concentram os casos e onde o levantamento de índice apontou elevado índice de focos do mosquito. Neste final de semana, a secretaria programou o serviço em três regiões (distrito de Iguatemi, regiões do Parque das Grevíleas e no Jardim Quebec), caso as condições estiverem ideais, sem muito vento ou chovendo.
O secretário de Saúde reforça ainda que o fumacê é um método de controle apenas dos mosquitos adultos, sem interferir nas outras fases do Aedes aegypti. "O fumacê é mais uma medida no combate à dengue, e de forma alguma dispensa o trabalho de eliminar a água parada onde podem estar os ovos do mosquito, e para isso contamos com a colaboração de toda a comunidade", alerta Nardi.O Diario

Nenhum comentário: