quarta-feira, 13 de março de 2013

Vacinação da gripe


A Secretaria de Estado da Saúde definiu na terça-feira, (12/03), o número de doses destinadas para cada grupo prioritário na vacinação contra a gripe deste ano. A pedido dos estados do Sul, em 2013, a campanha começará três semanas mais cedo, no dia 15 de Abril. O dia D de vacinação está marcado para 20 de abril.
O Paraná terá 2,8 milhões de doses da vacina e a campanha será mais curta neste ano. “A vacinação vai até 26 de Abril, possibilitando que as pessoas sejam imunizadas antes do período mais frio que contribui para a circulação viral”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
As vacinas estarão disponíveis nas 2,5 mil unidades básicas de saúde do Estado. As doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde no fim do mês de março e serão descentralizadas às regionais de saúde e municípios na primeira semana de abril.
De acordo com o superintendente, a novidade deste ano é a inclusão das puérperas (mães com pós-parto de até 45 dias) e dos doentes crônicos nos grupos que terão direito de receber a vacina nas unidades de saúde mais próximas de sua residência. Para esses grupos foram reservadas 715.496 doses, sendo 18.851 para puérperas e 696.645 para pessoas com doenças crônicas.
Outros grupos prioritários que foram mantidos são idosos com mais de 60 anos (1.184.212 doses), gestantes (114.677), crianças com idade entre seis meses e um ano, 11 meses e 29 dias (229.353), trabalhadores de saúde (204.460), indígenas (14.571) e população do sistema penitenciário e cadeias públicas (35.970).
Durante reunião da Comissão Estadual de Infectologia, também foi apresentada a programação do Seminário Estadual sobre Influenza. O evento reunirá gestores municipais em Curitiba, no dia 1 de Abril, para discutir as estratégias de enfrentamento da gripe no Paraná, como a vacinação dos grupos de risco, uso precoce e universal do tratamento (antiviral) para casos suspeitos de gripe e divulgação das medidas de prevenção e higiene.
Na oportunidade, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e o secretário de Vigilância em Saúde do governo federal, Jarbas Barbosa, farão o lançamento oficial a Campanha de Vacinação da Influeza no Estado.

Nenhum comentário: