sexta-feira, 28 de junho de 2013

Gripe faz vítimas em Maringá e em outras 7 cidades do PR

Onze pessoas morreram - uma delas em Maringá - vítimas da gripe só no mês de junho, de acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Essa é a segunda morte registrada em Maringá em decorrência da doença. No Paraná já são 19 mortes confirmadas desde o início deste ano.
Desse total, 17 foram causadas pelo vírus Influenza A (H1N1), duas pelo vírus Influenza A (H3N2) e uma por Influenza B. Em uma das mortes o paciente estava infectado pelos dois subtipos virais (H1N1 e H3N2) ao mesmo tempo.
Além de Maringá, a gripe fez vítimas em Cascavel (3), Dois Vizinhos (2), Itaperuçu, Ponta Grossa, Londrina, Umuarama e Itambé. De acordo com a Secretaria de Saúde, oito de pacientes tinham doenças crônicas graves o que pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico.
Do total de mortes registradas no Paraná, 15 pessoas tinham direito à vacina disponibilizada através da campanha de vacinação, mas apenas três foram imunizadas. Para o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, o dado mostra que os grupos prioritários da campanha realmente são os que correm maior risco.
"O período de vacinação foi antecipado justamente para que em junho esses grupos de risco já estivessem protegidos. Agora o momento é de focar na prevenção e no tratamento precoce, lembrando sempre da higienização das mãos e dos sinais de alerta da doença", afirmou o superintendente.
Outra observação frequente nas mortes por gripe foi a busca tardia por atendimento. Em média, as pessoas procuraram o serviço de saúde apenas três dias após o início dos sintomas. “Isso prejudica o tratamento, pois percebemos que a maioria dos óbitos está ocorrendo já na primeira semana após o início dos sintomas”, explica Miriam. 

Os médicos da rede pública e particular de saúde do Paraná estão orientados a prescrever oseltamivir a todos os casos suspeito de gripe, mesmo sem a confirmação laboratorial. A medida consta no protocolo de atendimento paranaense, pois o antiviral é mais eficaz nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.
Números
De janeiro até esta sexta-feira, já foram registradas 514 amostras positivas para o vírus Influenza, sendo que 235 delas se referem ao subtipo A (H1N1), 105 ao subtipo A (H3N2), 170 do subtipo B e quatro do subtipo A (sem distinção).
Os números não representam o total de casos existentes no Paraná, visto que a gripe não é uma doença de notificação obrigatória. Eles fazem parte do monitoramento realizado pelo Governo do Estado para avaliar o comportamento de 26 vírus respiratórios circulantes no Paraná.
Veja os principais sintomas da gripe: 
- Febre repentina 
- Tosse 
- Dor de garganta 
- Dor de cabeça 
- Dores musculares 
- Dores nas articulações 
- Dores nas costas 
- Falta de ar 
- Cansaço 
- Calafrio
Conheça as principais medidas de prevenção da gripe: 
- Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão 
- Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies 
- Não compartilhar objetos de uso pessoal 
- Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar 
- Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas

Nenhum comentário: