quinta-feira, 13 de junho de 2013

Igualzinho no Brasil .

Ex-ministro poderá ser executado por corrupção na China



Liu Zhijun. Imagem: TV Reuters
Liu Zhijun, ex-ministro chinês das Ferrovias, foi acusado de abuso de poder e corrupção e poderá ser condenado à pena de morte ou a uma longa pena de reclusão.

Acusado de receber R$21 milhões em subornos entre 1986 e 2011, foi expulso do Partido Comunista Chinês em 2011. Teria, também, favorecido 11 pessoas, com aumentos de salários e atribuição de contratos. Foi exposto na televisão chinesa, mais magro e de pé.

Xinhua, a agência oficial, referiu que o mesmo teria causado "importantes prejuízos às finanças públicas e aos interesses do Estado e do povo". O advogado informou que o acusado não procurou rebater as acusações, de modo que as discussões dar-se-ão em torno das quantias desviadas.

O presidente Xi Jinping comprometeu-se a lutar contra a corrupção em todos os níveis, mas, até o momento, não foram deflagradas grandes operações.

Qual é a sua posição a respeito do caso? A pena de morte é uma forma efetiva de combate à corrupção? Pode a mesma ser usada como modo simbólico e manipulador, de modo a conferir foco a grandes casos e individualizações de imagem, enquanto outros políticos e relacionados ao Estado são "blindados"? Manifeste sua opinião e contribua para o diálogo democrático. Obs. Igualzinho no Brasil . 

Nenhum comentário: