sexta-feira, 7 de junho de 2013

Saúde confirma mais um caso de morcego com raiva

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (7), mais um caso de morcego com o vírus da raiva em Maringá, o que aumenta para seis o total de registros este ano. O animal foi capturado no quintal de uma casa na região do Jardim Iguaçu.



A Vigilância Sanitária bloqueou a área onde o morcego foi encontrado, e a Unidade Básica de Saúde Iguaçu está preparada para atender e orientar os moradores da região. "É importante ressaltar que a simples presença dos morcegos não representa um risco à saúde. Isso ocorre apenas se houver contato com o animal", esclarece o gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Guilherme Puppin.
O secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi, explica que é comum o encaminhamento de morcegos recolhidos na cidade para exames no Laboratório Central do Estado, e que são raros os casos de raiva confirmados.
O que fazer
O alerta é para as pessoas evitarem o contato com morcegos, não tentar retirar os animais de onde estiverem, e, em caso de contato acidental, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Quem encontrar o animal deve comunicar a Ouvidoria Municipal, pelo 156. A Vigilância Sanitária alerta que o animal silvestre é protegido por lei, e a tentativa de remover ou eliminar a espécie exige autorização dos órgãos ambientais.
Cuidado
Os trabalhadores que entram em forros de imóveis, ou em locais com pouca luz natural, devem redobrar os cuidados. Caso encontremum morcego, devem evitar o contato, e comunicar a Secretaria de Saúde.
Outros casos

Os quatro primeiros morcegos com raiva em Maringá este ano foram localizados na região da Zona 8. O quinto caso, no mês passado, foi na avenida Dona Sophia Rasgulaeff, entre os jardins Alvorada e Morangueira.O diario

Nenhum comentário: