terça-feira, 11 de junho de 2013

Ipem aplica multa de R$200 mil em posto de combustíveis de Maringá

Um posto de combustíveis da Rede Juninho, de Maringá, foi multado em R$200 mil nesta segunda-feira (10), pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR). O estabelecimento fica na Avenida Colombo.
A determinação foi dada a partir da constatação de fraude nos marcadores, durante operação realizada no dia 4 de maio, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
O presidente do Ipem, Rubico Camargo, explica que os fiscais constataram que as bombas eram adulteradas e programadas para vender menos produto do que efetivamente constava no display da bomba de combustível. Os técnicos observaram, através do medidor de volume padrão de 20L, que a bomba marcava 21,5L ao completar o recipiente de 20L, sendo que a margem de erro aceitável é de no máximo 0,5%, ou seja, para cada 20L representam 100 ml.
Conforme Camargo, no caso do posto de Maringá, a fraude na vazão para a gasolina comum ficou em 7,5% e para a bomba de álcool, em 6,5%. "As bombas foram interditadas naquele momento pelos agentes de fiscalização. Além desta medida, o Gaeco deu voz de prisão ao gerente do estabelecimento, por crime contra a economia popular e relações de consumo", lembra.
Camargo diz que a operação especial faz parte da estratégia do Instituto para reforçar a fiscalização em postos do Estado. "Além da fiscalização rotineira, realizamos ações surpresa, como esta de Maringá, para coibir irregularidades que lesam o cidadão", acrescenta.
A empresa terá dez dias para apresentar defesa, que será analisada pelo Ipem-PR. Caso a justificativa não seja aceita, o caso vai ser encaminhado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para análise e decisão se a multa será ou não efetivada. "Depois o autuado será informado sobre o parecer final", esclarece o presidente.O Diario

Nenhum comentário: