segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Deputado Evandro Júnior apoia esforços de moradores por mais segurança em Porto Rico

O deputado estadual Evandro Junior volta a se reunir esta semana em Curitiba com o secretário de Segurança, Cid Vasques, para discutir estratégias de repressão e prevenção à criminalidade às margens do rio Paraná. Quadrilhas que agem na região de Porto Rico e outros pontos de ancoragem de barcos ao longo do rio têm deixado moradores e turistas apreensivos, como constatou o parlamentar em reunião com autoridades ligadas à segurança, empresários e síndicos de condomínios instalados à beira do rio. Nos últimos dois meses, ladrões roubaram sete lanchas em Porto Rico e Porto Brasílio.
imagem
Em reunião na sexta, 2, com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Paranavaí, major Ademar Paschoal, o deputado ouviu um relato sobre as investigações e foi informado que membros da quadrilha já foram identificados. O bando é formado por brasileiros e paraguaios, sob a liderança de um conhecido assaltante que atua na fronteira. O oficial reiterou que a PM tem atuado em conjunto com diversas outras forças de segurança, como Polícia Civil e Batalhão de Fronteira, e os esforços para prender os assaltantes também contam com o apoio da polícia paraguaia.
Em Loanda, o deputado se reuniu com síndicos de condomínios localizados à beira do rio, empresários que atuam às suas margens com negócios ligados ao turismo fluvial, como marinas e hotéis, e autoridades, como o prefeito de Porto Rico, Paulo Prates, o delegado do município, Luciano Purcino e o comandante do destacamento da PM na cidade, tenente Ricardo Gral, prosseguindo a reunião ocorrida momentos antes em Paranavaí. O major Paschoal também participou do encontro para discutir reforço na segurança da área em que se registrou furtos de barcos e motores.
Evandro Junior ouviu preocupados relatos sobre a insegurança que se instalou na região após os assaltos e os investimentos imediatos que moradores fazem para prevenir novas investidas das quadrilhas, como mais rigor na entrada e saída dos condomínios e na contratação de funcionários, comunicação mais imediata entre eles na eventualidade de suspeitos e instalação de guaritas de controle e muros mais altos. Contudo, é indispensável a presença mais ostensiva da polícia, devidamente equipada para atuar em patrulhas no rio. Essencialmente, é essa a reivindicação mais imediata.
“Há um notório clima de insegurança e medo entre os moradores, razão da necessidade urgente de intervenção no Estado por meio de aumento do efetivo de policiais e equipamentos, como veículos e, principalmente, lancha com motor potente para dar conta do patrulhamento preventivo eficaz”, afirma o deputado, que também defende a instalação de um posto avançado da Marinha em Porto Rico. As reuniões que o parlamentar terá em Curitiba esta semana com autoridades ligadas à segurança pretende encontrar soluções imediatas para esta demanda.
Entre as soluções está também a criação do Conselho Comunitário de Segurança em Loanda e Porto Rico, já encaminhada pelo tenente Gral. O deputado diz que o problema da insegurança na região já está equacionado. “Todos sabem o que precisa ser feito para devolver a tranquilidades a moradores e turistas. Agora, é preciso agir com a urgência e rapidez para atender a demanda. A bandidagem não espera e não podemos esperar uma nova ação da quadrilha para intervir. É preciso criar os mecanismos de prevenção e isso se faz com mais policiais e equipamentos”, disse o deputado.Oséias Miranda

Nenhum comentário: