terça-feira, 6 de agosto de 2013

O primeiro hambúrguer feito em laboratório com células-tronco bovinas


Mark Post e seu 'Frankenburger' / Foto: Reuters
Em um evento fechado em Londres, um grupo seleto de convidados pode saborear pela primeira vez o "Frankenburger", como está sendo chamado oprimeiro hambúrguer feito em laboratório com células-tronco bovinas. A iguaria foi criada por Mark Post, fisiologista da Universidade de Maastricht(Holanda).
O hambúrguer artificial holandês pesa 142 gramas / Foto: Reuters
Dois "felizardos" foram escolhidos para degustar a iguaria de laboratório: Josh Schonwald, crítico culinário nos EUA, e Hanni Ruetzler, austríaca que pesquisa sobre alimentos.
Hanni testa o aroma do hambúrger de Post / Foto: Reuters
A austríaca saboreando a iguaria de laboratório / Foto: Reuters
Schonwald testando o 'Frankerburger' / Foto: Reuters
Um convidado da BBC esteve no evento. Segundo Pallab Ghosh, a textura e a aparência se assemelham às do hambúrguer bovino tradicional. Mas o gosto deixou muito a desejar. Hanni disse a ele que a "consistência ficou perfeita".
No Twitter, Ghosh disse que Schonwald e  Ruetzler reclamaram da ausência de gordura no 'Frankenburger'. Sem ela, não se tem o 'sabor correto'
Para a cor ficar parecida com a do produto industrial, foram adicionados à carne artificial suco de raiz de beterraba e açafrão.
O Frankenburger foi desenvolvido com milhares de tiras finas produzidas após cultura de tecido muscular. Cada hambúrguer pesa 142 gramas e custa R$ 685 mil. Post acredita que o produto possa chegar a supermercados em 10 anos.
Um dos financiadores do projeto holandês é Sergey Brin, um dos fundadores da Google.

Nenhum comentário: