quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Medicamento de última geração contra o câncer será produzido no Paraná



O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai produzir o medicamento biológico Bevacizumabe, de última geração para o combate ao câncer e a degeneração macular (perda de visão) relativa à idade. O produto usa o princípio ativo do Avastin, da Roche, cuja patente expirou em 2012. A produção do medicamento no Paraná foi concretizada durante viagem de uma missão do Tecpar à Rússia, com o propósito de acertar os detalhes do acordo de cooperação firmado entre o instituto e a Biocad Brazil.
Os encontros entre as duas partes aconteceram em duas cidades da Rússia – São Petersburgo e Moscou – com visitas às instalações da Biocad, uma companhia russa de biotecnologia, cujo foco é a pesquisa, o desenvolvimento, a produção, a inovação e a comercialização de produtos farmacêuticos de origem biológica. Esses contatos serviram para iniciar um cronograma de transferência de tecnologia, desde a capacitação de pessoal até atingir a produção no laboratório do Tecpar, a ser instalado no parque tecnológico de Maringá.
Pelo prazo oficial do compromisso firmado entre o Tecpar e a Biocad, em 2017 os primeiros produtos do novo laboratório a ser instalado começarão a ser entregues.
A parceria entre o Tecpar e a Biocad Brazil já havia sido formalizada em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, no mês de junho. Na ocasião, diretores do Tecpar apresentaram ao Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o projeto elaborado entre os parceiros, conforme demanda do próprio órgão federal, a partir dos primeiros contatos de apresentação para a possibilidade de um trabalho conjunto entre as partes, que segue o modelo de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).
A Parceria para o Desenvolvimento Produtivo tem por finalidade reduzir o tempo de desenvolvimento de novos produtos, valendo-se de transferência de tecnologia do processo produtivo de medicamentos estratégicos que já estão desenvolvidos pela iniciativa privada. O prazo determinado para uma PDP é de cinco anos, período durante o qual o produto deve ter sido registrado no Brasil enquanto todas suas etapas produtivas também devem estar sendo realizadas no país.
MINISTÉRIO – Nessa terça-feira (06), os componentes da delegação que esteve na viagem oficial à Rússia estão em Brasília, em audiência com o ministro Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação. No encontro haverá uma prestação de contas, com os resultados dos diversos itens da programação oficial da missão paranaense nos cinco dias de agenda em território russo.
BIOLÓGICOS – Os produtos biológicos são mais eficazes em relação aos medicamentos tradicionais de síntese química, aumentando as possibilidades de sucesso no tratamento, principalmente para doenças crônicas. Eles são feitos a partir de material vivo e manufaturados, por meio de processos que envolvem medicina personalizada e biologia molecular.
Atualmente os biológicos consomem 43% dos recursos do Ministério da Saúde com medicamentos, cerca de R$ 4 bilhões por ano, apesar de representarem 5% da quantidade adquirida.
O Brasil já produz hoje, via transferência de tecnologia, 14 biológicos para doenças como hemofilia, esclerose múltipla, artrite reumatoide e diabetes. Até 2017, de acordo com o Ministério, estes produtos terão fabricação 100% nacional.Fábio Camp

Nenhum comentário: