segunda-feira, 19 de agosto de 2013

IBGE realiza pesquisa para verificar condições de saúde em todo o PR

Do G1 PR:

O Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a partir desta segunda-feira (19), a coleta de informações da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013 em todo o Paraná. A ação começou no dia 12 de agosto em todo o Brasil e é realizada em parceria com a o Ministério da Saúde e a coordenação técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A expectativa do Instituto é de que até novembro deste ano cerca de 60 entrevistadores visitem 3.822 domicílios em 83 municípios em todo o Paraná para conhecer a saúde e o estilo de vida da população. A pesquisa também vai reunir dados sobre acesso e uso dos serviços de saúde, ações preventivas, continuidade dos cuidados e financiamento da assistência de saúde. Em todo o país, serão 80 mil domicílios visitados.
A pesquisa será realizada em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento de um questionário que captará informações de todos os moradores, em todos os domicílios visitados. O morador de maior de idade em cada um dos locais visitados responderá outro questionário e terá medidos peso, altura, cintura e pressão arterial. A escolha desse morador será feita aleatoriamente, pelo computador de mão do agente de pesquisa, no momento da entrevista.
Na segunda etapa, o mesmo morador selecionado para os dados anteriores fará exames laboratoriais de sangue e de urina.
A PNS faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares do IBGE (SIPD) e dá continuidade a um ciclo de investigações que vem sendo realizada a cada cinco anos, desde 1998, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e seus suplementos de saúde. Os primeiros resultados devem ser divulgados no início de 2014.
Como identificar os entrevistadores
Todos os entrevistadores da PNS deverão portar o crachá do IBGE e o equipamento eletrônico de coleta de dados (computador de mão). Também será possível confirmar a identidade do entrevistador através do telefone 0800-721-8181. Todas as informações coletadas durante a pesquisa, inclusive os resultados dos exames laboratoriais, têm sua confidencialidade garantida pela lei do sigilo da informação estatística (Lei nº5534) e só podem ser utilizadas para fins estatísticos.

Nenhum comentário: