quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Alta do trigo eleva preço do pão

Com alta do trigo, preço do pão deve subir 7,5%
Nos próximos dias, o preço do pão em Curitiba deve sofrer um reajuste de 7,5%. O aumento é quase o triplo do acumulado nos últimos doze meses, quando o preço do pãozinho subiu 2,78%. A justificativa para o aumento é o reajuste no preço da farinha de trigo. O preço do cereal em grãos, vendido pelo setor agropecuário para os moinhos, sofreu um aumento de 71% em julho.

A escalada foi provocada pela quebra de safra na Europa e na Rússia, que decretou neste último fim de semana a suspensão das exportações. O Brasil consome 11 milhões de toneladas de trigo por ano, das quais 6 milhões são importadas. Segundo Vilson Felipe Borgmann, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Paraná (Sipcep), os moinhos aumentaram o preço do trigo em 10% na semana passada, e prometem uma nova alta também de 10% a partir próximas vendas.
“Cerca de 30% do valor final do pão é consequência do preço do trigo. Após a nova alta prometida, com certeza irão ocorrer reajustes. Os novos preços vão variar em cada padaria, dependendo da tabela de custos de cada proprietário”, avalia Borgmann. Nas panificadoras de Curitiba, o preço do pão francês varia entre R$ 6 e R$ 7 por quilo.

Além do preço do trigo, Borgmann cita o aumento de encargos trabalhistas como um dos motivos que contribuirão para a alta. “Os custos com o dissídio coletivo do nosso setor, fechado em maio, ainda não foram repassados para o preço dos produtos. Porém estamos orientando os nossos associados a segurar o preço por mais algum tempo. A esperança é que os estoques nacionais possam ser colocados no mercado e pressionar para baixo o valor do trigo”, relata.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: