segunda-feira, 9 de agosto de 2010

‘Quem gosta de milho é frango'

'Brasil não ficará mais rico se países vizinhos forem pobres', diz Lula
Presidente discursou durante Seminário Empresarial Brasil-El Salvador.

Ele defendeu ainda etanol brasileiro; ‘Quem gosta de milho é frango', disse.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (9), em São Paulo, o desenvolvimento da economia de países latino-americanos. Diante de uma platéia de empresários brasileiros e de El Salvador, Lula disse que a política comercial correta entre dois países equilibra anos de superávit e outros de déficit. “Se só um tem déficit, vai criando problemas”, afirmou.

O presidente disse que trata como um compromisso o respeito ao desenvolvimento regional. Segundo ele, o Brasil não pode “ter medo” de ver as outras nações do continente crescerem. “O Brasil não ficará mais ricos se os países vizinhos forem pobres (...) Quanto mais um país da América Latina crescer, mais o Brasil cresce. O Brasil não tem que ter medo de ver seus parceiros crescerem”, afirmou.Lula discursou durante o encerramento do Seminário Empresarial Brasil-El Salvador, realizado nesta manhã na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele afirmou ainda que o modelo brasileiro de desenvolvimento econômico pode ser implantado no país da América Central e fez uma breve avaliação de seus oito anos de governo. “(O modelo brsileiro) Pode ser o sucesso de qualquer país do mundo”, afirmou.

O presidente usou como exemplo a relação do Brasil com o Paraguai para falar de relações comerciais econômicas que caminham para o equilíbrio. Ele defendeu o financiamento pelo Brasil de uma linha de transmissão de energia que beneficiará a capital paraguaia, Assunção. “Como você vai convencer o povo paraguaio de que o acordo (de Itaipu) é justo? Levando energia para eles”, afirmou.
Lula também voltou a defender o uso do etanol como alternativa econômica, tanto por El Salvador quanto por países africanos que visitou recentemente. Para ele, El Salvador poderia exportar etanol para os EUA e evitar o uso da fonte americana para o combustível.
“Quem gosta de milho é frango”, disse Lula, arrancando risos da plateia. O etanol norte-americano é feito a base de milho.

Nenhum comentário: