sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

177 cobras venenosas escapam em São Paulo

Suspeita é a de que local foi invadido, em Santa Cruz da Esperança.

Ao todo, 173 cascavéis e quatro jararacas escaparam do criadouro.
Parte das mais de 170 cobras venenosas que escaparam de um serpentário de Santa Cruz da Esperança, na região de Ribeirão Preto, foi capturada nesta sexta-feira (24) por bombeiros e agentes da Polícia Ambiental, que fazem uma varredura na região.

O biólogo proprietário do serpentário, que funciona com autorização do Ibama, registrou um boletim de ocorrência na tarde de quinta-feira (23) sobre o desaparecimento de 173 cascavéis e quatro jararacas.
Segundo o biólogo, ao chegar no local ele encontrou os cadeados das portas do criadouro estourados na terça-feira (21) e que passou dois dias na tentativa da contagem das espécies para poder procurar a polícia. O serpentário fica a 150 metros do Rio Pardo.
A polícia já alertou moradores e pescadores da região sobre os riscos da picada, já que todas as cobras são venenosas. O serpentário existe há sete anos e comercializa veneno para outros países. A suspeita é de que o criadouro tenha sido invadido, já que o cadeado foi estourado.
A diretora do Ibama em Ribeirão Preto, Eliana Velocci, disse que aguarda para esta sexta-feira um relatório do dono do serpentário para decidir o que será feito.


Saiba o que fazer e o que não fazer em caso de picadas:

Fique, preferencialmente, deitado;
Beba bastante água;
Lave o local da picada apenas com água e sabão;
Procure um médico imediatamente;
Se possível, leve a cobra, viva ou morta, para identificação.
Não faça torniquete;
Não corte o local da picada;
Não perfure ao redor do local da picada;
Não coloque remédios caseiros sobre o local;
Não ingira bebidas alcóolicas ou qualquer líquido tóxico.
G1

Nenhum comentário: