quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ônibus do homocentro está na Av. Brasil; procura maior é por RH negativo



O ônibus do homocentro do Hospital Universitário (HU) de Maringá está estacionado na Avenida Brasil, no Centro da cidade, em frente a loja Pernambucanas. O veículo, que está coletando sangue de voluntários, deve ficar no local até as 16h desta quinta-feira (30). No dia 6 de janeiro deve haver outra coleta no mesmo local.
Segundo a diretora do homocentro, Sílvia Tintori, a necessidade maior do banco de sangue é por doadores com RH negativo. Das 570 bolsas que o homocentro possui atualmente, apenas duas são do tipo B-, três são AB-, nove A- e 22 do tipo O-.
"Os sangues negativos são importantes, pois além deles poderem doar para algumas pessoas com RH positivo, os receptores que possuem RH negativo só recebem de RH negativo", explica Sílvia.
O HU utiliza cerca de 35 bolsas por dia. "Embora não estejamos com falta, é sempre bom ter vários tipos de sangue no estoque. Esperamos receber cerca de 100 doadores hoje, dos mais variados tipos", afirma Sílvia.
Exames
Quem se habilitar a ser um doador de sangue, ganhará uma carteirinha  em 15 dias, com o resultado de alguns exame, como: HIV, Hepatite B, C, HPLV, chagas e sífilis.
Restrições
As doações de sangue são voluntárias. Para ser um doador, é necessário se enquadrar em alguns quesitos, como:
-Ter entre 18 e 65 anos;
-Pesar mais de 50 quilos;
-Pressão arterial dentro dos padrões de normalidade;
-Não possuir nenhuma doença ativa, como gripe, ou alguma inflamação;
-Não possuir problemas cardíacos;
-Não ter passado por cirurgia há menos de três meses;
-Não possuir múltiplos parceiros sexuais (se estiver em um relacionamento fixo, ele deve ter pelo menos seis meses de duração);
-Não ser usuário de drogas
Rubia Pimenta

Nenhum comentário: