sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

AUMENTO DE SALÁRIOS DE PARLAMENTARES É ESCANDALOSO, DIZ GUSTAVO FRUET


O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) classificou como “escandaloso” o aumento de 61,8% nos salários de deputados federais e senadores, aprovado pela Câmara nesta quarta-feira (15/12/). Fiel à postura adotada durante todo o mandato, Fruet foi um dos 35 deputados (de um total de 513) que votaram contra o regime de urgência para a votação da matéria.
O aumento aprovado supera de longe a inflação de 19,9% acumulada desde o último reajuste, em 2007, e equipara os vencimentos dos congressistas aos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele terá um custo de pelo menos R$ 1,8 bilhão por ano – somando o gasto extra do Congresso com o efeito cascata que provocará em Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.
Para Gustavo Fruet, o índice aprovado representa uma afronta à sociedade. A definição de critérios compatíveis com a realidade brasileira para o reajuste da remuneração dos parlamentares foi um dos pontos defendidos por Fruet quando disputou a presidência da Câmara, em 2007.
Em 2006, quando a direção da Câmara e do Senado decidiu aumentar em 91% os salários dos parlamentares, Fruet apresentou um projeto de decreto legislativo revogando o aumento, que acabou não se efetivando. O deputado, que está no terceiro mandato, também abriu mão de todos os salários extras pagos nos períodos de convocação extraordinária até 2004, quando a vantagem foi extinta.
Lorena Aubrift Klenk-Assessoria de imprensa - Gustavo Fruet.

Blog Pedro da Veiga

Nenhum comentário: