segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Comércio fica aberto até as 22h a partir de segunda-feira


O comércio de rua em Maringá passa a funcionar a partir de amanhã até as 22h, com o horário especial vigorando até dia 23 de dezembro. Também está previsto funcionamento do comércio em horário diferenciado no domingo de 19 de dezembro (supermercados ficam abertos das 9h às 15h e comércio de rua funciona das 14 às 20h) e na véspera de Natal (lojas e supermercados funcionam até as 18h). As regras para abertura do comércio em horário especial de Natal foram definidas em Convenção Coletiva do Trabalho assinada em setembro pelo Sincomar e pelo Sivamar.
Para o vice-presidente da Acim, Valdeci Aparecido da Silva, a flexibilização do horário de comércio é importante para dar sustentação ao aumento natural de vendas no período que antecede o Natal. "É simples, aumentando o horário aumentam as vendas." Segundo Silva, não fosse a ampliação do horário, muitos trabalhadores estariam impedidos de fazer suas compras.
"O recebimento do 13º favorece o consumo. Mas se o comércio só funcionasse até as 18h, o trabalhador dificilmente conseguiria ir às lojas em seu período de expediente".
O vice-presidente da Acim trabalha com uma perspectiva otimista para as vendas de Natal, contando com um aumento de até 30% em relação ao ano passado. Segundo Silva, contribui para o sentimento positivo o aumento real que o trabalhador vem recebendo em seu salário.

A estimativa é de que nos últimos quatro anos tenha havido um aumento de 30% do poder de consumo. "Por causa desses índices, nossa expectativa é superior a cada ano." O vice-presidente também cita pesquisa realizada recentemente pela Acim apontando que 80% dos comerciantes estão otimistas em relação às vendas para o Natal, sendo que 75% esperam vender mais do que no ano passado. "O panorama é favorável."

Segurança

A Polícia Militar preparou operação especial para o período de Natal, com policiais circulando à tarde e à noite no eixo comercial de Maringá. A Operação Papai Noel conta com um efetivo extra de 89 membros das escolas de Soldado e de Cabo. "Temos de acompanhar a movimentação com atenção especial, há muito mais gente nas ruas neste período", diz o porta-voz da PM, Tenente Alexandro Gomes.
A recomendação é para que os consumidores também tomem precauções, evitando andar com quantias grandes de dinheiro no bolso. "Mas, se precisar, estaremos bem visíveis", diz Gomes.
André Simões

Nenhum comentário: