quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Maringá terá escola para formar PMs

Maringá será o primeiro município do interior paranaense a ter uma escola de formação de policiais militares no Paraná, com condições de oferecer treinamento de nível semelhante ao dos realizados pela Academia do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, hoje única instituição responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização de oficiais no Estado. A nova escola terá estrutura para receber entre 180 e 220 "alunos" por curso, com a vantagem de que eles poderão fazer a parte prática do curso nas ruas da cidade.
A notícia surgiu ontem durante uma reunião solicitada pelo comandante-geral da PM do Paraná, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, com o prefeito Silvio Barros (PP), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), coronel Antônio Tadeu Rodrigues, e representantes da Associação Comercial e Empresarial, na sede da Acim.
Representantes de vários setores ouviram Carstens explicar que a criação da academia tem a aprovação do governador Orlando Pessuti (PMDB), que determinou que a Escola Estadual Maria Balani Planas, no Jardim Novo Horizonte, fosse repassada para a Secretaria de Segurança Pública para a instalação da estrutura necessária.
"Uma minuta do decreto já foi elaborada e deve ser assinada nos próximos dias pelo governador", destacou Carstens.
A PM já trabalha na elaboração de um projeto de funcionamento da academia, para definir quem vai ministrar as aulas e estabelecer o calendário de treinamentos. O objetivo é oferecer desde os cursos de formação de soldados, cabos, sargentos, até os de aperfeiçoamento e os especiais para oficiais.
De acordo com o comandante, este será o primeiro núcleo fora da capital e Maringá foi escolhida por uma questão estratégica, podendo a escola servir para o treinamento de policiais de todo o noroeste e norte do Estado, além das corporações de Corpo de Bombeiros.
"Hoje, policiais e bombeiros de todo o Paraná precisam ir para Curitiba para qualquer curso e com uma academia em Maringá poderemos atender aos batalhões de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste e até de outras regiões, com a vantagem de que aqui eles estarão perto de casa".
Para o comandante do 4º BPM, coronel Paulo Sérgio Larson Carstens, não há grande dificuldades para o funcionamento de uma academia em Maringá, uma vez que o batalhão local já se encarrega da formação de novos soldados para atender à região. Hoje, por exemplo, 69 novos soldados concluíram a parte técnico-teórica e estão no estágio operacional probatório. ODIÁRIO

Nenhum comentário: