terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Motociclistas sem CNH são descobertos com maior frequência a partir das 20 horas

A cada 12 motociclistas abordados à noite na Operação Tolerância Zero, em média um não possui habilitação. O Diário acompanhou três blitze nas últimas duas semanas de manhã, à tarde e à noite. Nas três operações, a cada 20 motos paradas, uma era pilotada por condutor não habilitado.
O número de flagrantes de motociclistas sem CNH dobra após as 20 horas. Na operação feita das 20h30 à meia-noite na Avenida Tuiuti, na Vila Morangueira, dia 25 de novembro, 14 foram pegos sem ter CNH. "Eles acham que a fiscalização à noite não é tão intensa quanto no resto do dia, mas se enganam", diz o tenente Roberto de França, porta-voz da Tolerância Zero e comandante do Pelotão de Trânsito do 4º Batalhão de Polícia Militar.
O sargento Valdir Lopes, comandante operacional das equipes da Tolerância Zero, diz que a pessoa que pilota moto ser ter habilitação põe em risco os condutores que dirigem dentro da lei. "Ela não conhece as regras de trânsito e não sabe identificar a sinalização". 
Risco máximo
O tenente França iguala o risco de pilotar sem CNH ao de dirigir embriagado. Para ele, conduzir a moto sem capacitação, responsabilidade e coerência são ingredientes de uma receita perigosa. "Essa mistura leva a situações de tragédia porque o condutor desconhece situações adversas, não sabe se portar na via, usa capacete inadequado e não tem condição técnica para guiar a moto".
O risco de dirigir sem um curso preparatório é comprovado pelas estatísticas da PM. Uma em cada cinco mortes no trânsito envolve condutor de moto não habilitado. A polícia contabiliza 75 óbitos este ano, 15 deles com participação de motociclistas sem formação para dirigir.
Nos dados, não entram as mortes na Avenida Colombo – via de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal – e as vítimas que morreram 30 dias após o acidente. 
Dos 15 que morreram sem ter CNH, 11 eram pilotos. As outras quatro vítimas eram pedestres, passageiro e um motociclista habilitado atingido por outro que não tinha a licença.
O sargento Lopes, que desde agosto participa de todas as blitze, conta que já ouviu todo tipo de desculpa quando um condutor sem CNH é abordado, mas duas são mais comuns: falta de dinheiro e matrícula recente na autoescola.
A multa para quem dirige sem ter a licença é de R$ 574,62. Se não houver débitos, o veículo é liberado. De acordo com o sargento, a punição branda e ressalta a negligência da família. "É culpa dos pais, que não repreendem o filho que pega o carro sem ter licença".
ODIÁRIO

Nenhum comentário: