As agências bancárias do Itaú e Bradesco de Maringá e região voltaram a funcionar nesta segunda-feira (3), após uma liminar, expedida pela Segunda Vara Cível da cidade, concedendo interdito proibitório às empresa. Com a decisão, o Sindicato dos Bancários fica impedido de fechar as agências.
A decisão foi expedida na sexta-feira (30), mas as agências só conseguiram abrir na segunda-feira. O Itaú abriu as portas após as 14h. O sindicato quer reverter a situação o quanto antes.
"Já estamos recorrendo da decisão. Acredito que a situação seja revertida. Essas são medidas paliativas de alguns bancos que quase sempre duram poucos dias", fala o vice-presidente da entidade em Maringá, Carlos Alberto Rodrigues.
Estão funcionando em Maringá apenas as agências do Itaú e Bradesco, todos os demais bancos estão fechados. Agências que ficam em shoppings centers onde o sindicato da categoria não pode se manifestar por se tratar de um ambiente particular. Outras que ficaram abertas eram agências de negócios, que não fazem atendimento ao público.
Adesão diminui no Paraná
Além de Maringá, as agências do Bradesco em Curitiba também funcionaram normalmente nesta segunda-feira. Na capital, o HSBC também conseguiu interdito proibitório. Em todo o Paraná, a adesão à greve, que chegava a 85% no início da manhã de ontem, atinge 60% da categoria hoje, segundo a Agência Brasil.
Reivindicações
A greve dos bancários começou na última terça-feira (27), após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que representa 0,56% de aumento real.
A categoria reivindica reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior participação nos lucros e resultados (PLR), mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral e mais segurança, entre outros pontos.Rubia Pimenta
Nenhum comentário:
Postar um comentário