O plano de revitalização das praças faz parte de um pacote de alterações no sistema viário, que inclui a instalação de pontos de ônibus dentro das rotatórias.
Estão na lista as praças Souza Naves, Rocha Pombo, José Bonifácio, 7 de Setembro (Peladão), Geoffrey Diment (Ivaí) e Rotary Internacional (Fim da Picada).
O funcionamento de bancas, cafés e lanchonetes será definido por meio de editais de concorrência pública, nos mesmos moldes do terminal rodoviário, aeroporto e rodoviária. As empresa vencedora da licitação também deverá fazer um estudo para a sincronização dos semáforos que serão instalados nessas praças.
O estudo inclui a contagem dos veículos que passam em cada rotatória e a simulação em um programa de computador, para garantir que não haja congestionamentos – já considerando as entradas e saídas para ônibus, que serão instaladas no interior das praças.
O prazo previsto para que a empresa vencedora entregue o estudo será de 90 dias, a partir do resultado da licitação.
A Setran conta com um programa para simulações de tráfego, mas a justificativa é que não há funcionários suficientes para dar conta da tarefa.
O software que prevê congestionamentos foi adquirido pela secretaria em 2009, durante uma licitação para a sincronização dos semáforos – à época, os serviços custaram R$ 190 mil.
O primeiro passo para as mudanças no sistema vário da Avenida Brasil será a remoção do estacionamento dos canteiros centrais – as vagas são conhecidas como "espinhas de peixe".
A retirada das vagas será para o alargamento da via, que contará com uma faixa preferencial para o transporte coletivo. A licitação do serviço será realizada no próximo dia 9.
Pontos de ônibus também deverão ser instalados em alguns trechos do canteiro central da Brasil. A faixa de acesso nesses trechos será exclusiva para o transporte coletivo.
De acordo com o edital para a remoção das espinhas de peixe e alargamento da avenida, a empresa vencedora da licitação terá 180 dias para executar o serviço.Fàbio Linjardi
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