segunda-feira, 30 de abril de 2012

Confira o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador



Apenas serviços essenciais mantidos pela Prefeitura Municipal de Maringá serão mantidos nesta terça-feira (1º), em que se comemora o Dia do Trabalhador, além de servidores de setores que estiverem envolvidos com a organização e apoio de eventos da comunidade vão trabalhar normalmente. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura na manhã desta segunda-feira (30). Os demais servidores municipais terão um dia de folga no feriado e retornam às atividades na quarta-feira (2).



Os bancos estarão fechados, assim como também não abrem as portas o comércio em geral e supermercados, de acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar). Já as lojas de shoppings centers vão abrir das 14 às 20 horas, e praças de alimentação a partir das 11 horas.
De acordo com a prefeitura, os funcionários do setor de coleta trabalham em regime de plantão nesta terça, seguindo cronograma da Secretaria de Serviços Públicos. Durante o dia será feita a coleta nos bairros da Zona Sul da cidade e no período da noite serão atendidos os bairros na região da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Já o Paço Municipal estará fechado no feriado, mas outros serviços funcionarão em regime de plantão.
SERVIÇOS BANCÁRIOS
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário nesta terça em função do feriado A entidade lembra que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte, quarta-feira (2), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes podem, ainda, agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).
SHOPPINGS
No Shopping Cidade, a praça de alimentação funciona das 12 às 21 horas, e a diversão a partir das 4 horas. O Big vai estar fechado.
A praça de alimentação e diversão do Avenida Center abre das 14 às 23 horas.
Para o Maringá Park, o horário da praça de alimentação e diversão é das 12 às 22h30.
No Catuaí Maringá, praça de alimentação e diversão abertos das 11 às 22 horas.
Já no Mandacaru Boulevard, praça de alimentação e diversão abrem das 12 às 22 horas.
PAÇO MUNICIPAL
O Paço Municipal, Urbamar e todas as secretarias que funcionam no prédio não terão expediente nesta terça-feira (1º), retornando às atividades normais na quarta-feira (2).
SAÚDE
Na rede de atendimento da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, o Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento Zona Norte terão expediente normal todos os dias. A Secretaria de Saúde e Unidades Básicas de Saúde seguem o expediente do Paço Municipal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente no período, atendendo emergências 24 horas pelo telefone 192.
Na quarta-feira (2), a Secretaria de Saúde retoma o atendimento normal e lança a campanha de vacinação contra a gripe às 9 horas, na Unidade Básica de Saúde do Conjunto São Silvestre.
CULTURA
A secretaria não terá expediente interno, mas mantém a programação cultural da 17ª Festa da Canção, todos os dias a partir das 20h30, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio.
EDUCAÇÃO
As escolas municipais e os centros municipais de educação infantil estão em recesso nesta segunda-feira (30) e também não funcionarão na terça-feira (1º), retornando o atendimento na quarta-feira (2). A Secretaria de Educação também não funciona nesta segunda e terça porque está em reforma.
SETRAN
A secretaria acompanha o horário de funcionamento do Paço Municipal. O Estacionamento Rotativo (EstaR) também não vai funcionar, retornando a programação normal na quarta-feira (2).
TRANSPORTE COLETIVO
Funcionamento será em escala de feriado nesta terça-feira (1º) e volta ao normal na quarta-feira (2).
GUARDA MUNICIPAL
A corporação trabalha em regime especial de plantão durante o feriado, dando apoio a eventos como a Festa da Canção e atendendo no plantão pelos telefones 3901-1885 e 3901-2222.
ASSISTÊNCIA SOCIAL e CIDADANIA
A secretaria segue o expediente do Paço, mantendo os plantões dos serviços essenciais. Trabalharão em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – 0800 – 643 5115, o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (9973-0323 e 3901-1966).
Funcionários da secretaria e voluntários vão trabalhar durante o dia todo nesta terça-feira (1º), servindo almoço e jantar na 17ª Festa da Canção e Feira de Artesanato, no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio.
ESPORTES E LAZER
A secretaria acompanha o horário de funcionamento do Paço Municipal. Funcionários da secretaria e dos centros esportivos vão trabalhar normalmente nesta terça-feira (1º) nas disputas do torneio Futsal do Trabalhador.
SERVIÇOS PÚBLICOS
A secretaria segue o funcionamento do Paço Municipal. A coleta de lixo será feita nesta terça-feira na Zona Sul e nos bairros que ficam na região da UEM. Os setores de manutenção da iluminação pública, varrição e arborização estarão de plantão para atendimento de emergência, assim como a Defesa Civil.
FEIRAS
As feiras livres funcionam normalmente todos os dias.

Nenhum comentário: