quinta-feira, 26 de abril de 2012

Em Maringá, 88% dos professores e funcionários de escolas estaduais estão parados


Esta quinta-feira (26) é dia de paralisação na educação estadual por mais qualidade de trabalho. O movimento promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), conta com 88% de adesão de professores e funcionários de escolas e colégios de Maringá e 91% na região, informou o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá.

    • Além das aulas suspensas para os cerca de 36 mil alunos de Maringá, 80 mil nos 25 municípios da regional, cerca de 200 servidores estaduais participaram de uma passeata no Centro da cidade. Os professores e funcionários se reuniram na Praça Rocha Pombo a partir das 9 horas e 9h40 saíram pela Avenida Brasil em direção à Praça Raposo Tavares.
A presidente da regional de Maringá da App-Sindicato, Vilma Garcia da Silva, atribuiu à chuva a adesão abaixo do esperado, de 1.500 pessoas. "Mas não é a quantidade o que mais importa. É um movimento estadual que faz parte do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Estaduais do Paraná (que agrega 17 sindicatos de várias categorias – de educação à segurança pública )", explicou.

Douglas Marçal
A presidente da App-Sindicato, Vilma Garcia da Silva, diz que a principal reivindicação é a implantação dos 33% da carga horária dos professores para hora atividade

Entre as principais reivindicações, a App-Sindicato pede a implantação imediata dos 33% da carga horária dos professores para hora atividade, o governo propôs adequação até 2014; são contra o projeto de lei 3776 que tramita na Câmara dos Deputados, que reduz o índice de reajuste do piso salarial; exige um reajuste no salário dos funcionários de 14.3%; e um novo modelo de atendimento à saúde.
Apesar de conquistarem o piso nacional dos professores no Paraná, que será parcelado de maio à outubro, eles ainda reivindicam que o pagamento seja retroativo a janeiro. Representantes da APP e do Governo do Estado devem iniciar uma negociação sobre o assunto a partir das 11h desta quinta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Em nota à imprensa, a Secretaria de Educação afirma que a proposta da porcentagem referente à parcela da equiparação salarial dos professores deste ano está em negociação entre o governo e a categoria dos profissionais da educação. O compromisso assumido pelo Governo é efetivar o processo de equiparação salarial dos professores.
Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos Estaduais do Paraná

A pauta coletiva do fórum pede a realização de concursos públicos; reajuste de 14,13% a todos os trabalhadores; melhorias no ParanáPrevidência, novo modelo de assistência à saúde e auxílio-transporte.

Quanto ao pedido de reajuste, o secretário da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, informou na semana passada que o Estado cumprirá a lei da data-base e anunciou a recomposição de 4,66%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor-Amplo (IPCA). O projeto de lei deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa para ser aplicado aos salários e gratificações pagos em junho.O Diario

Nenhum comentário: