sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Câmara aprova instalação de biombos em agências bancárias de Maringá


A Câmara de Maringá aprovou nesta quinta-feira (5) o projeto de lei que determina a instalação de biombos nas agências bancárias da cidade. O plano de autoria do vereador Heine Macieira (PP) foi aprovado em primeira discussão por unanimidade (12 votos favoráveis). O projeto ainda será votado em segunda discussão (para a possível inclusão de emendas) antes de seguir para a sanção do prefeito Silvio Barros (PP).
Segundo Macieira, o objetivo da proposta é impedir a visualização das operações financeiras realizadas por clientes de 55 agências espalhadas pelo município. “Constantemente nós temos ouvido notícias de pessoas que são assaltadas depois que deixam as agências bancárias. A nossa intenção é que os usuários tenham um atendimento reservado, o que implicará em maior segurança, principalmente para os que fazem saques em dinheiro nos caixas”, explicou.
Pelo projeto, os biombos terão 1,80 metro de altura no mínimo e deverão ser instalados entre os caixas em que há movimentação de dinheiro e as áreas reservadas aos clientes que aguardam atendimento na fila. O autor do projeto, que é líder do governo na Câmara, acredita que a lei entre em vigor a partir de setembro deste ano.
“Para criarmos o projeto, iniciamos uma pesquisa em 2009 com vários municípios que contam com esta lei. Todos foram unânimes em dizer que caíram os índices de assalto nas proximidades de bancos”, afirmou. Esse é o segundo projeto de Lei proposto por Macieira, que envolve segurança nas agências bancárias. O primeiro tratou sobre a instalação de guarda-volumes no hall de entrada e foi aprovado por unanimidade, em maio deste ano.
Bancos terão 120 dias para adequação
Caso a lei seja sancionada, as agências bancárias terão um prazo de 120 dias para se adequar. Os estabelecimentos que infringirem a lei serão advertidos, podem ser multados em até R$ 400 mil e caso persista na inadequação, perder a licença. A fiscalização ficará por conta do município.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Maringá e Região, Claudecir de Souza, se mostrou favorável à medida. “Já existem projetos semelhantes em Curitiba e Foz do Iguaçu e com resultados satisfatórios. Isso vai ajudar a dificultar um pouco a ação dos criminosos e com nenhum ônus aos bancos, que vem obtendo resultados fantásticos”, disse o representante da categoria.
A reportagem tentou contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no final da tarde desta quinta, mas a assessoria não nos atendeu para comentar o assunto.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: