quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Em cinco semanas, Maringá registra 510 novos casos de dengue


Segundo o secretário da Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, os dados são referentes aos meses de abril e maio, quando a cidade passou por uma epidemia. Alta demanda no Lepac tem feito laboratório atrasar a divulgação dos resultados

Nas últimas cinco semanas, o número de casos confirmados de dengue em Maringá aumentou em 510. De 3.086 casos positivos em 16 de julho, o número saltou para 3.596 em 13 de agosto. Segundo o secretário da Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, os dados são referentes aos meses de abril e maio, quando o município passou por uma epidemia.
Uma das justificativas apresentadas para o grande crescimento, de acordo com Nardi, é a alta demanda de exames a serem realizados pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa de Análises Clínicas (Lepac), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A unidade atende as solicitações dos 30 municípios da 15ª Regional de Saúde. Em razão do grande número de pedidos, o Lepac atrasou a realização dos exames e a divulgação dos resultados das amostras de pacientes suspeitos de dengue. “Entre 16 de julho e 13 de agosto, o município teve, apenas, 22 casos notificados de dengue”, ressaltou.

Segundo o bioquímico Paulo Donizete Zanzarini, do Lepac, a quantidade de amostras enviadas pelos municípios entre março e julho foi muito superior à capacidade de execução dos exames, de modo que muitos dos materiais ficaram estocados por semanas. O Lepac não divulgou o número de amostras encaminhadas neste período.
Zanzarini afirmou ainda há amostras estocadas para serem avaliadas. Por isso, o número de casos de dengue confirmados em Maringá deverá aumentar mais nas próximas semanas.
Gazeta do Povo

Nenhum comentário: