terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fiscalização ostensiva faz extintores de incêndio sumirem das prateleiras em Maringá


O Programa Tolerância Zero , de combate à violência no trânsito, provocou uma correria de motoristas querendo regularizar documentos e veículos e evitar multas. Mas o impacto direto ocorreu mesmo nos estoques de extintores de incêndio disponíveis para venda nas lojas especializadas de Maringá. O produto já é artigo raro de ser encontrado até mesmo nos postos de combustíveis, onde costumam ficar expostos ao lado das bombas.

Até mesmo os fornecedores não dão conta de entregar todos os pedidos. Em uma empresa visitada pela reportagem do Paraná TV, a procura diária tem sido a mesma que era vista ao longo de um mês inteiro. Com isso, os funcionários de outros setores foram transferidos para a unidade de manutenção e envase. O horário de trabalho também foi estendido.

“Não temos mais para entregar. O que tinha já foi e o fornecedor não entregou ainda o novo pedido”, disse o dono de posto. José Chritinelli. Como a fiscalização é rigorosa, ninguém quer ser multado por estar com o equipamento com data de validade vencida.

Em outros postos já tem até fila de espera. “Eu tenho uma lista de clientes que deixou o extintor pago, para que, assim que chegue uma nova carga, eu entre em contato avisando que já está disponível no posto. Eles vêm então buscar o mais rápido possível”, relatou Paulo Henrique Vital, outro proprietário de posto de combustível.

Dona Lurdes procurou e encontrou o último da loja. “Tem que estar certo, pois se passar na blitz eles pegam. E tem que pegar mesmo, pois se não multar o povo abusa muito”, disseLurdes Gimenes.

Tolerância Zero

Nesta segunda-feira (9), foi divulgado o balanço do primeiro fim de semana da operação Tolerância Zero. A PM aplicou 275 multas, entre sexta-feira (6) e domingo (8), no trânsito de Maringá. As blitze ocorreram nas avenidas Cerro Azul e Tiradentes e no cruzamento entre as avenidas Pedro Taques e Colombo. “Essas vias foram escolhidas, porque já se tornaram pontos de encontros de muitas pessoas nos fins de semana”, comentou o tenente Roberto de França, do4º Batalhão da Polícia Militar.

Em cada dia, cerca de 35 oficiais participaram da operação, que durou de seis a oito horas. De acordo com boletim do 4º Batalhão de Polícia Militar, 15 carros e 16 motos foram apreendidos, 27 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas e três motoristas foram encaminhados à 9ª Subdivisão de Polícia Civil – dois por irregularidades nos veículos e um por embriaguez.

A operação foi anunciada pelo secretário dos Transportes, Walter Guerlles, no último dia 19 de julho, após um final de semana com três mortes no trânsito maringaense. Uma das vítimas foi uma criança de 3 anos.

Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: