sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Maringá contará com disque-denúncia contra crimes eleitorais

A partir da próxima semana, Maringá contará com um disque-denúncia para registrar crimes durante o período eleitoral. Por meio de um número de telefone, e pela internet, a população poderá informar anonimamente abusos e crimes praticados por candidatos e partidos. A intenção do chamado Comitê 9840 é combater a corrupção durante os meses de campanha, principalmente quanto à compra de votos.

Este será um dos serviços coordenados pelo comitê, movimento formado por entidades da sociedade civil e organizações sociais e religiosas. De acordo com o presidente da Sociedade Eticamente Responsável (SER) de Maringá, César Augusto Moreno, o foco do trabalho será as denúncias de compra de voto, já que a propaganda irregular acaba sendo denunciada pelos próprios partidos políticos.
“Vamos orientar a população para ficar atenta aos casos de candidatos que ofereçam atendimento médico, materiais de construção, ou qualquer outro benefício em troca de voto”, explicou.

As denúncias poderão ser feitas pelo telefone (44) 3222 9840 pelo site da SER. O serviço deve ser implantado entre esta sexta (20) e segunda-feira (23).
Moreno, que também é vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná (OAB-PR), afirmou que as denúncias eleitorais e provas (como fotos e gravações de vídeo) serão repassadas diretamente ao Juiz Eleitoral para apuração. “A simples oferta de um favor em troca de voto já é motivo para cassar uma candidatura. É importante que o cidadão saiba que pode denunciar este tipo de atitude”, afirmou.
Campanha do Comitê 9840 começa nesta sexta
O trabalho do Comitê 9840 será lançado nesta sexta-feira (20) às 10 horas, na sede da OAB em Maringá. Além da central de denúncias, o grupo também fará a campanha "SER Eleitor", com objetivo de sensibilizar os candidatos e eleitores para uma conduta ética durante as eleições.
“Vamos trabalhar para conscientizar as pessoas sobre o voto feito com a razão”, ressaltou Moreno. A campanha vai acontecer nas ruas e em seminários sobre o papel dos candidatos, com divulgação em escolas e em praças públicas.
“O futuro do nosso país está em nossas mãos. Não podemos vacilar. A campanha tem o intuito de ajudar o cidadão na melhor decisão e denunciar o candidato que não está fazendo o dever de casa corretamente. Esperamos contar com os voluntários da SER e todos que participam de clubes de serviços, sindicatos de entidade de classe e a comunidade", ressaltou Moreno.
Esta será a terceira eleição que contará com a atuação da Comitê 9840, a primeira que atende as questões de eleições estaduais e nacionais. O nome do grupo vem da Lei 9.840, criada em 1999 para combater a compra de votos e todo tipo de corrupção eleitoral.
Gazeta do Povo

5 comentários:

Anônimo disse...

A Prefeitura de Maringá, através da Secretaria da Educação da Rede Municipal de Ensino está determinando que diretores das escolas e das creches façam reuniões com os pais de alunos nesta semana e na próxima, para fazer campanha dentro dos estabelecimentos de ensino, que representam a máquina pública para fazer campanha para os Barros e Maia.
Estão obrigando os diretores a reunir a comunidade, ou seja, aglomerar para aproveitar-se e fazer campanha político partidária para o irmão, a cunhada e acessor do prefeito Sílvio Barros.

Profª Sandra Regina disse...

É verdade, na última 2ª-feira, a Secretária da Educação da SEDUC - Maringá, convocou os diretores de escolas e creches em pequenos grupos para determinar-lhes que organizem reuniões com pais, sob o pretexto de explorar qualquer tema. O objetivo principal é realmente aglomerar os pais, para que os cabos eleitorais dos parentes do Sr. Prefeito de Maringá, possam panfletar à vontade. Aonde está o TRE? Estão usando a máquina pública em benefício próprio. Escola não é palco de campanha política! As escolas são da população que tem todo direito de escolher e de votar naquele candidato que melhor lhe convier e não os que alguns poderosos acham que têm que ser os votados.

Anônimo disse...

Atenção todos os candidatos de Maringá! Na próxima semana todas as escolas municipais estarão organizando reuniões com os pais, com pretexto de panfletagem de candidatos parentes do prefeito. Se eles têm direito, todos os demais também têm, de usar a máquina pública para fins eleitoreiros.

Angela Maria disse...

Cadê o TRE?
Prefeito e sua Secretária da Educação de Maringá, usa e abusa do poder!
Estão organizando pseudo reuniões com os pais nas escolas municipais, com a finalidade de promover campanha política para canditados parentes do Prefeito.
Escolas públicas municipais não representam a máquina pública?
Se for assim todos os demais candidatos também têm direito e as escolas virarão um grande palco para comícios.

Anônimo disse...

Diretoras de escolas foram pressionadas a fazer das escolas e creches municipais, "currais" eleitoreiros sob a ameaça de se garantirem no cargo. E o pior é que a maioria absoulta desse grupo, concorda e apoia a determinação, sem se dar conta de que estão usando indevidamente a máquina pública.
TRE precisamos da ação de vocês!
Cadê a aplicação da Lei contra o uso da máquina pública em benefício próprio?