quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sem Acidentes, Bom pra Maringá.

Inventor cria um único pedal

para acelerar e frear o carro
Masuyuki Naruse diz que seu sistema acaba com falha de design e impede acidentes
O inventor japonês Masuyuki Naruse diz que a colocação dos pedais de freio e aceleração um ao lado do outro no carro é uma perigosa falha de design, revelou o site Popsci nesta quarta-feira (4).

Para impedir acidentes, o inventor criou um único pedal que acelera o carro quando é pressionado pelo lado direito do pé. Quando o pedal é pressionado para baixo aciona os freios.
Esses dois movimentos diferentes poderão impedir milhares de acidentes de carro que acontecem todos os anos, a maioria deles causados por motoristas que pisam no pedal errado, acelerando quando deveriam frear.
Segundo Naruse, que possui uma pequena fábrica no sudeste do Japão, “quando entramos em pânico, tendemos a pisar fundo”.
- Os fabricantes chamam isso de erro do motorista, mas e se for o design deles que está errado?
Os recalls recentes relacionados ao acelerador, seja por que ele ficava travado ou preso no tapete de borracha, fizeram com que muitos designers tenham ficado interessados na invenção do japonês.
Os suecos estão testando o sistema de um único pedal, parecido como do japonês. No Japão, o pedal de Naruse já está sendo usado por 130 carros.
O maior obstáculo entre o projeto do japonês e a adoção do sistema pelos fabricantes de automóveis é a necessidade de as pessoas terem de reaprender a usar a memória muscular (das pernas) que desenvolveram ao longo de toda a vida.
O sistema de dois pedais vem sendo usado há pelo menos duas décadas.
R7

Nenhum comentário: