sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Brasil tem crescimento recorde no primeiro semestre


PIB avançou 8,9% entre janeiro e junho, o melhor resultado para a pesquisa desde 1996

A economia brasileira teve o melhor desempenho para um primeiro semestre desde 1996. O PIB (Produto Interno Bruto) avançou 8,9% entre janeiro e junho, na comparação com o mesmo período de 2009, e bateu o recorde histórico nesse tipo de comparação.

Sua vida melhorou nesse 1º semestre com a alta do PIB? Vote
O PIB mede o desempenho da economia. O indicador é um dos principais para um país e representa a soma das riquezas geradas pelos diversos setores - indústria, comércio, serviços e agrícola. Ele é calculado trimestralmente pelo IBGE e quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior, indica retração econômica. A recessão técnica é observada quando o movimento de queda ocorre por dois trimestres consecutivos.
Quando a economia de um país cresce, as empresas fazem mais investimentos, são gerados mais empregos, aumenta a renda disponível e as pessoas consomem mais.
Em valores absolutos, o PIB brasileiro somou R$ 900,7 bilhões de abril a junho deste ano. De janeiro a março, a economia acumulou riquezas da ordem de R$ 826,4 bilhões, segundo divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (3).
De janeiro a junho, a indústria cresceu 14,2%, seguida pela agropecuária (8,6%) e pelos serviços (5,7%).
Rebeca Palis, gerente de contas trimestrais do IBGE, diz que a agropecuária e a indústria continuam se recuperando após a crise, quando os setores foram afetados e a produção diminuiu. Ela diz que o fato de 2009 ter sido um ano com resultados muito fracos faz com que esses números de crescimento sejam recorde.- A agropecuária está tendo um ano muito bom depois de recuar em 2009. Toda a indústria está com desempenho acima da média porque foi o setor mais afetado. Mas não podemos esquecer que a base de comparação é baixa.

Nenhum comentário: