sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Com 30 dias de seca, Simepar prevê chuva só no fim de setembro

Nesta sexta-feira (3), Maringá completou 30 dias sem chuva. As últimas precipitações na cidade aconteceram entre os dias 1 e 4 de agosto, quando choveu cerca de 20 mm. Desde então, a cidede e boa parte do País estão sob influência de uma massa de ar quente e seco. Segundo o Simepar, a tendência é que a chuva chegue na região de Maringá somente após a segunda quinzena de setembro, por volta do dia 20.

De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, assim como agosto, setembro também será um mês seco. As temperaturas, segundo ele, diminuem um pouco a partir deste domingo (5), em função de uma frente fria, que será seguida por uma massa de ar frio, que passam pelo Estado. A influência desses sistemas, no entanto, não será grande, por conta do bloqueio atmosférico da massa de ar quente e seca.
"As temperaturas, na região de Maringá, devem ficar na casa dos 26º até o fim do mês - índice menor do que vem sendo registrado nos últimos dias, quando as máximas chegaram a 34º C. O frio intenso não volta mais, podem guardar as roupas pesadas", fala o meteorologista.
As chuvas que deverão surgir, segundo Kneib, serão fortes, mas espaças. "Acontecerão vários dias de seca, e quando as chuvas aparecerem, geralmente serão tempestades", explica. Segundo ele, isso acontece em função do fenômeno La Niña, que regerá a próxima estação. "Nossa primavera será quente e seca", alerta.
Rubia Pimenta

Nenhum comentário: