sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Operação do Ipem encontra diversas irregulares em produtos natalinos


Técnicos da Gerência de Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR) identificaram irregularidades em alguns produtos comercializados em Maringá. O resultado divulgado nesta sexta-feira (17) faz parte da “Operação Especial de Natal-2010”, realizada em todo o Estado.
Entre os produtos reprovados estão o panetone com gotas de chocolate da marca Rede Plus, o panetone da marca Dutrigo, papai noel de chocolate ao leite da Garoto, além de damasco seco, nozes com casca e uvas passas brancas da Eurofoods. Todos os itens apresentaram irregularidades quantitativas, ou seja, tinham uma quantidade diferente da apresentada na embalagem.Os fabricantes ou responsáveis terão um prazo de dez dias, após recebimento da autuação, para apresentar suas justificativas em relação à irregularidade apurada. Segundo o gerente regional do Ipem Maringá, Michel Ravazi, as multas podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Empresas respondem
A reportagem da Gazeta Maringá procurou as empresas para comentar as irregularidades encontradas. O supervisor de produção da Dutrigo, Alexandre Dalbem, informou que o problema ocorreu em apenas um lote do panetone e que a falha já foi resolvida. Já na Rede Plus, a empresa informou que não foi informada sobre o problema.
Na Eurofoods, o responsável para comentar o assunto não foi encontrado. Já a assessoria de imprensa da Garoto ficou de passar uma posição da empresa aind ana tarde desta sexta-feira (17).
Quase dois mil itens analisados
A fiscalização do Ipem foi realizada entre os dias 5 de novembro a 13 de dezembro. Durante o período, foram visitados 240 estabelecimentos em todo o Paraná e verificado 1.861 itens mais comercializados durante as festas de fim de ano. No total, foram lavrados autos de infração para 17 produtos reprovados por apresentarem irregularidades quantitativas, e para outros nove por irregularidades formais de embalagem, como falta da indicação quantitativa ou altura inferior dos caracteres em relação ao mínimo determinado pela legislação metrológica.
“O objetivo é garantir que a quantidade dos produtos que o consumidor adquire esteja exatamente conforme o que está descrito na embalagem”, informou o gerente de Pré-Medidos do Ipem, Sergio Camargo, em entrevista ao site da Agência Estadual de Notícias (AEN), onde está divulgada a lista completa dos produtos com irregularidades. Até o fim do mês, ainda ocorrerão alguns exames agendados junto aos fabricantes e responsáveis.
Autuações caíram em 2010
De acordo com o balanço final feito pelo gerente de Pré-Medidos do Ipem, este ano o número de autuações por irregularidades na quantidade dos produtos foi proporcionalmente menor. Em 2009 ocorreram 26 autuações, contra 17 em 2010, considerando-se, sobretudo, o período e o número maior de itens fiscalizados, e que, nos produtos etiquetados nos locais de revenda houve boa variedade de itens, inclusive nos cárneos. Os números obtidos são plenamente satisfatórios.Gazeta do Povo

Nenhum comentário: