quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Maringá registrou ontem dia mais quente do ano; máxima de 37º C nesta quarta-feira



Simepar
Calor intenso em todo o Paraná nesta quarta-feira (8). Nas áreas mais próximas de Santa Catarina, centro, Campos Gerais e no leste, podem ocorrer chuvas isoladas.

Na tarde desta terça-feira (7) Maringá registrou o dia mais quente do ano. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a máxima chegou a 36,1º C. Mas não foi só na cidade que as temperaturas ficaram elevadas. Ontem também foi registrado o dia mais quente do Paraná. Em Cerro Azul, no Vale do Ribeira, próximo a Ponta Grossa, a temperatura chegou a 39,9 º C e em São Miguel do Iguaçu, na região oeste, os termômetros marcaram 39,3º C.Conforme a técnica em meteorologia Vanessa D´avila, em Maringá a temperatura mais alta de 2011 foi registrada no dia 23 de setembro, quando os termômetros marcaram 37 º C, mesmo índice que está previsto para a cidade nesta quarta-feira (8). A mínima para hoje deve ser de 22º C.
Mas pode chover, trazendo um certo alívio aos maringaenses. Conforme o Simepar, hoje o tempo deve ficar parcialmente nublado durante a tarde, podendo ocorrer chuvas e trovoadas, o que diminuiria levemente as temperaturas nos próximos dias.
"Estamos passando por essa onda de calor, pois existe uma massa de ar seco que paira sobre o estado. Ela se fortificou ao longo dos últimos dias, e bloqueia a passagem das massas de ar frio que vêm do Sul, que acabam sendo desviadas para o Oceano Atlântico. Como estamos no Verão, é uma situação comum dentro da estação", explica Vanessa.
Muito calor em todo o Paraná
O tempo seco faz com que as temperaturas fiquem elevadas em todo o Paraná nesta quarta-feira. A máxima prevista em Foz do Iguaçu é de 39º C, assim como em Guaíra. Em Campo Mourão os termômetros devem marcar 36º C e em Paranavaí e Umuarama, 37º C.
Nas áreas mais próximas de Santa Catarina, centro, Campos Gerais e no leste, o intenso aquecimento diurno, umidade elevada e o efeito da orografia (relevo), favorecem o desenvolvimento de aglomerados de nuvens, que provocam chuvas isoladas.O Diario

Nenhum comentário: