quarta-feira, 7 de março de 2012

Aprovação para câmeras em circulares é unânime

Um projeto de lei aprovado por unanimidade em primeira discussão na sessão de ontem da Câmara Municipal prevê a instalação de câmeras de vigilância no serviço de transporte coletivo de Maringá. A medida contemplaria, gradualmente, todos os ônibus que percorrem as 72 linhas operadas pela Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Apesar de o projeto ainda ter de passar pelo menos por mais uma discussão, os cerca de 15 motoristas que compareceram à sessão comemoraram a aprovação.

Segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Maringá (Sinttromar), 16 ônibus foram assaltados na cidade desde dezembro. "Já tivemos uma reunião com o comando da Polícia Militar e agora procuramos os vereadores para ver se a gente faz alguma coisa para resolver o problema", disse o presidente do Sinttromar, Ronaldo José da Silva.

PONTO DE VISTA

“Não entendo como despesa o
que se investe para proteger a
vida dos passageiros e dos
motoristas”

Mário Verri (PT)
Um dos autores do projeto
A reivindicação dos motoristas, destacou Silva, ganhou força depois que um deles foi gravemente ferido em assalto. "Nosso colega levou uma facada e precisou ficar internado", disse o líder sindical.

Fora o risco de assaltos, os motoristas reclamam da ação de baderneiros. "Muitas vezes a molecada da escola apronta no veículo e a gente não pode falar nada, pois eles dizem para os pais que o motorista os agrediu", comentou Laurindo Cuenca, motorista há 30 anos. "Mas quando a gente faz sinal [dando a entender que há uma câmera] o povo se comporta", disse.


Custo

"Imagino que os vereadores tenham levantado o custo dessa medida", questionou o vereador John Alves (PMDB). "A gente sabe que investimentos como esse podem gerar aumentos na tarifa", acrescentou, sem garantir voto favorável ao projeto na votação de amanhã.

Luiz do Postinho (PRP), Belino Bravin (PP) e Mário Verri (PT), autores da proposta, apresentaram argumentos em favor das câmeras. "Tem muito motorista que é humilhado pelos passageiros todos os dias. Isso diminuiria com as câmeras", disse Bravin.

CONTEXTO

R$ 2,75
É o valor da tarifa de ônibus
em Maringá, quando paga
diretamente ao motorista

500
motoristas, aproximadamente,
trabalham no transporte
coletivo urbano da cidade
Verri lembrou que o projeto havia sido retirado da pauta duas vezes para que a proposta pudesse ser estudada com calma. Nesse período, Luiz e Bravin estiveram na capital do Estado para conhecer o sistema de monitoramento das circulares. "Lá em Curitiba os ônibus têm câmeras e o sistema funciona", comentou Bravin.

O vereador petista disse ainda que o transporte coletivo precisa ser seguro para ser atrativo. "Não entendo como despesa o que se investe para proteger a vida dos passageiros e dos motoristas. Temos de fazer isso para que as pessoas tenham tranquilidade". comentou. Para ser aprovado e seguir para sanção do prefeito, a proposta precisará de oito votos na sessão de amanhã.O Diario

Nenhum comentário: